Adverbial Clauses – O que são? Tipos e Exercícios Resolvidos

As chamadas “adverbial clauses” são orações subordinadas que exercem, em relação à oração principal, o papel de advérbio. Embora esse pareça um assunto difícil, ele não é tão complicado, assim, de se entender. Porém, é preciso ter bastante cuidado para não confundir “adverbial clauses” com “adverbial phrases”! Embora parecidos no nome e no conceito, eles não são a mesma coisa!

Neste artigo do Sim para todos, você verá tudo a respeito das adverbial clauses! Ao final, você contará com um exercício para testar o conhecimento que terá aprendido. Sem mais delongas, vamos aos estudos!

Adverbial Clauses

O que são “adverbial clauses”?

Dá-se o nome “adverbial clauses” (“orações adverbiais”) ao grupo de palavras que exercem, na oração, o papel de advérbio. Advérbio é uma classe de palavras responsável por modificar o sentido de um adjetivo, de um advérbio ou, especialmente, de um verbo. Veja os exemplos:

(1) Usain Bolt runs quickly.

(Usain Bolt corre rapidamente)

(2) Usain Bolt runs very quickly.

(Usain Bolt corre muito rapidamente)

(3) Usain Bolt runs as fast as a human can run.

(Usain Bolt corre tão rápido quanto um humano pode correr)

Em (1), temos um exemplo de um simples advérbio: “quickly” está acrescentando informações ao verbo “to run”, indicando a maneira como Usain Bolt corre: ele não apenas corre, ele corre rapidamente.

Em (2), temos um exemplo de adverbial phrase (não é a mesma coisa que adverbial clause, como veremos!), que por sua vez também está alternando o significado do verbo “to run”: ele não apenas corre, ele corre muito rapidamente. Perceba, porém, que a oração possui outro advérbio: “very”, que está modificando o sentido de “quickly” – ele não corre apenas rapidamente, ele corre muito rapidamente.

Em (3), por sua vez, temos um exemplo de adverbial clause: todo o trecho em negrito, “as fast as a human can run”, está modificando o sentido do verbo “to run”: ele não apenas corre, ele corre tão rápido quanto um humano pode correr.

Entendeu o que é um advérbio e o que é uma oração adverbial? Aposto que sim! Porém, provavelmente você não conseguiu perceber, ainda, o que diferencia uma adverbial clause de uma adverbial phrase. Vejamos agora!

Adverbial phrase x adverbial clause

Como mencionado, adverbial phrase e adverbial clause não são a mesma coisa. Ambas consistem em grupos de palavras que, na oração, exercem papel de advérbio, porém, com diferenças.

Isso porque as adverbial clauses necessariamente possuem um sujeito e um verbo dentre as palavras que as constituem. As adverbial phrases, entretanto, não! Retomemos os exemplos passados e vejamos a comparação:

(4) Usain Bolt runs very quickly.

(5) Usain Bolt runs as fast as a human can run.

Em (4), temos um exemplo de adverbial phrase, uma vez que o agrupamento de palavras que exerce função de advérbio não possui um novo sujeito e um novo verbo, apenas dois advérbios.

Já em (5), perceba que um novo sujeito (a human) e um novo verbo (“run”, precedido pelo verbo modal “can”) foram adicionados. O termo em negrito, portanto, se trata de uma adverbial clause, pois possui sujeito e verbo e desempenha papel de advérbio.

As adverbial clauses, funcionando como orações subordinadas à oração principal, exigem a presença de uma conjunção subordinativa (como “as”, no exemplo 5), que serve para introduzir a nova oração.

Tipos de adverbial clauses

Os principais tipos de adverbial causes são os seguintes:

  • Adverbial clauses of time: indicam o tempo para a ação da oração principal ocorrer, respondendo à pergunta: “when?” (“quando?”). São introduzidas geralmente por: after, as, as soon as, before, once, since, till, the moment (that), until, whenever, when, while;
    • Call me as soon as you are ready.
  • Adverbial clauses of place: indicam o local em que a ação da oração principal vai ocorrer, respondendo à pergunta “where?” (“onde?”). São introduzidas geralmente por: where, wherever, everywhere.
    • You should start looking where nobody would look.
  • Adverbial clauses of manner: indicam a maneira, ou seja, como a ação da oração principal é realizada, respondendo à pergunta “how?” (“como?”). São introduzidas geralmente por: as, as if, as though, how, just as, like, the way that.
    • Mary stared at me as if she had seen a ghost.
  • Adverbial clauses of reason: indicam a razão por trás da ação da oração principal, respondendo à pergunta “why?” (“por quê?”). São introduzidas geralmente por: as, because, since.
    • I don’t trust you because you already lied to me.
  • Adverbial clauses of purpose: indicam o propósito da ação da oração principal, respondendo à pergunta “why?” (“por quê?”). São introduzidas geralmente por: so that, in order that, in case, lest.
    • I was cautious in order to avoid accidents.
  • Adverbial clauses of condition: indicam uma condição para que a ação da oração principal ocorra, respondendo à pergunta “how?” (“de que modo?”). São introduzidas geralmente por: if, unless.
    • You will get soaked unless you come indoors.
  • Adverbial clauses of contrast: indicam uma declaração que contrasta com a ação da oração principal. São introduzidas geralmente por: though, although, even though, while, whereas, even if.
    • Even if you do your best, you won’t get a raise.

Exercícios Resolvidos

1. Identifique o tipo das adverbial clauses Há uma para cada tipo abordado nesse artigo.

a) Since it was raining, I choose to stay home.

Trata-se de uma adverbial clause of _________.

b) I found it where I had left it.

Trata-se de uma adverbial clause of _________.

c) Although leaving early, Gabriel arrived late.

Trata-se de uma adverbial clause of _________.

d) You can go whenever you like.

Trata-se de uma adverbial clause of _________.

e) You’re acting like I’m a stranger.

Trata-se de uma adverbial clause of _________.

f) I’ll leave the light on in case you get back early.

Trata-se de uma adverbial clause of _________.

g) If you study hard for the test, you will achieve the desired grade.

Trata-se de uma adverbial clause of _________.

RESPOSTAS

1. a) Reason – b) Place – c) Contrast – d) Time – e) Manner – f) Purpose – g) Condition.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *