Quanto tempo de estudo por dia devo ter para aprender inglês?

Uma dúvida constante de quem começa a estudar inglês é quanto tempo levará para ser fluente no idioma. Primeiramente, devemos diferenciar fluência de capacidade de se comunicar e esclarecer que esse tempo é indeterminado, pois cada indivíduo aprende de modo diferente, mesmo em sua própria língua materna.

Quando aprendemos um idioma, utilizamos quatro habilidades: ouvir (listening), ler (reading), escrever (writing) e falar (speaking).  Mesmo em nossa língua materna, temos mais facilidade em algumas habilidades do que em outras e estamos desenvolvendo todas ao longo de nossa vida.

Tendo consciência de que a aquisição de um idioma é um processo para vida, podemos nos concentrar e fazer o melhor possível para que esse processo seja prazeroso e bem sucedido. Para isso, precisamos estudar ou ter contato com a língua todos os dias para que estejamos familiarizados com a cultura que vem em conjunto com a aquisição de um idioma.

quanto tempo de ingles por dia

1.Crie uma rotina

Estudando no mínimo vinte minutos todos os dias é possível facilitar a aprendizagem e fazer com que o inglês seja parte de nossa rotina. Uma dica importante é ter momentos formais de estudo e momentos chamados de imersão, seja escutando uma música que você gosta, assistindo a uma série ou a um filme de sua preferência. Caso você já tenha visto esses conteúdos, você pode rever com as legendas em inglês, já que o contexto da situação faz parte do seu repertório.

Cerca de 20 minutos por dia é o suficiente para aprender bem, no entanto, emergir e colocar a aprendizagem do inglês no seu dia a dia de diferentes formas também é importante para incrementar o estudo para que não seja insuficiente.

Veja aqui como criar uma rotina de estudos em inglês.

2. Tenha consciência de suas habilidades

Descobrindo suas habilidades, você pode investir no estudo de inglês de forma mais efetiva. Lembrando que devemos estudar mais o que temos mais dificuldade. Em um primeiro momento é importante realizar um teste para checar seu nível e habilidades.

Partindo desse ponto, você poderá ler textos para fazer interpretação, escrever desde pequenos parágrafos em um momento mais básico até dissertações na fase mais avançada, investir em exercícios de estrutura e por fim praticar pronúncia e a fala. Você pode realizar esses testes com um professor e tirar todas as suas dúvidas antes de começar sua jornada de estudo ou tentar encontrar algum desses testes online, se quiser economizar.

3. Fale sozinho

Caso você não tenha um professor para praticar a fala, grave desde frases curtas até diálogos e textos maiores para analisar sua própria pronúncia. A única forma de aprender a falar inglês é falando. Portanto, independente do nível você pode começar a gravar você falando inglês e checar em sites automáticos ou com algum amigo.

Se você fizer isso toda semana, terá no futuro material para analisar seu progresso e com certeza ficará surpreso com os resultados e não terá a sensação de que não está aprendendo.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *