Alfabeto em inglês – Letras, Pronúncia e Soletração

O português e o inglês têm origens diferentes: enquanto aquela, como você bem deve saber, tem origem latina, a origem desta é germânica, que por sua vez é um ramo da família de línguas indo-europeias. Por isso o português tem semelhanças com o espanhol e o francês, por exemplo, enquanto o inglês tem algumas semelhanças com o alemão e o holandês. É claro que, com o passar dos séculos, essas línguas foram se distanciando umas das outras. Com o passar do tempo, porém, o alfabeto latino acabou sendo incorporado por línguas de outras famílias, como é o caso do alemão e do inglês. Mas, obviamente, por mais que compartilhem das mesmas letras, cada língua tem a sua própria maneira de pronunciá-las.

No artigo de hoje, veremos justamente a maneira como se pronuncia as letras do alfabeto latino na língua inglesa. Ao terminar de ler, você saberá pronunciar todas as letras, o que ajuda e muito na hora de aprender a pronúncia de novas palavras.

alfabeto em inglês

English Alfabet

Na tabela abaixo, estão representadas cada uma das letras do alfabeto da língua inglesa com a correspondente pronúncia aproximada.

LETTERAPROXIMATE PRONUNCIATION
AÊi
B
C
DDgí
EÍ
FÉf
GDjí
HÊitch
IÁi
JDjêi
KKêi
LÉl
MÊm
NÊn
OÔu
P
QQuíu
RÁr
SÉss
TTíi
U
VVíi
WDâbloiu
XÉcs
YUái
ZZíi

Como você deve ter notado, a pronúncia das letras em inglês é muito diferente da pronúncia em português. O que acontece com bastante frequência é o estudante da língua inglesa, ao se deparar com uma nova palavra, pronunciá-la de acordo com a pronúncia do seu idioma materno, no nosso caso, do português. Esse é um comportamento a ser evitado!

Uma dica, para fixar esse conteúdo, é recorrer às músicas infantis que transformam a leitura do alfabeto em cantiga. Há várias disponíveis gratuitamente no Youtube! Pode parecer um pouco bobinho, mas ajuda bastante. Aprenda alguma delas e cante sempre no banho (mas sem desperdiçar muita água).

Spelling (soletrando)

Nas suas aulas de inglês, você já deve ter ouvido o termo spelling. To spell significa soletrar. Geralmente, os professores insistem em fazer com o que os estudantes, para que eles decorem a pronúncia do alfabeto, soletrem o próprio nome ou alguma outra palavra, perguntando:

  • How do you spell your name?
  • “Running”: how do you spell it?

Mas vamos supor que seu nome tenha duas letras iguais seguidas, como no nome Clarissa. Você tem duas opções para soletrar o encontro de letras iguais: você pode tanto dizer “ss” quanto “double s”.

Você também pode usar esse verbo para perguntar como se escreve determinada palavra que você ouviu alguém dizendo ou alguma que você tenha curiosidade sobre como se escreve em inglês. Basta perguntar, por exemplo:

  • P1: How do you spell “melancia” in English?
  • P2: W-A-T-E-R-M-E-L-O-N

Perceba que, na pergunta, English está com capital letter (letra maiúscula). Isso porque os nomes de idiomas são sempre representados assim, com a primeira letra maiúscula. O mesmo vale para nacionalidades. E, é claro, o pronome pessoal I (eu). Never with small letters!

Por fim, vale mencionar que, dependendo da palavra e da posição da letra, a pronúncia do som pode variar um pouco. Por exemplo, o som da vogal A em car é diferente do som da mesma vogal em back, sendo que nesta ela é muito mais próxima da pronúncia do verbo “é” em português. Mas isso é assunto para outro dia, sendo um pouco mais complexo e exigindo um pouco mais de tempo. Por ora, foque na pronúncia do alfabeto! Já é um passo e tanto em direção à fluência!

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *