Como falar do futuro em inglês: quer aprender de vez?

Saber como falar do futuro em inglês é fundamental para se expressar plenamente nesse idioma, seja na comunicação oral ou escrita. Existem diferentes formas de falar do futuro em inglês e você conhecerá cinco delas nesse artigo.

Saiba como usar o present tense para se referir a eventos futuros que têm certo grau de previsibilidade. Aprenda também a empregar o future perfect e a se referir ao futuro em inglês usando “going to” e “will”. Confira.

Como falar do futuro em inglês: usando o present simple

O present simple pode ser usado para nos referirmos a algo planejado ou agendado, em um futuro próximo:

Veja alguns exemplos:

  • The train arrives at 6:30 in the morning (O trem chegará às 6:30 da manhã).
  • The holidays start next week (As férias começarão na próxima semana).
  • It is my birthday tomorrow (Meu aniversário é amanhã).

Usando o present continuous para falar do futuro em inglês

Também podemos usar o present continuous para falar do futuro em inglês, quando nos referimos a planos ou eventos agendados:

Exemplos:

  • I’m playing football tomorrow (Jogarei futebol amanhã).
  • They are coming to see us tomorrow (Eles virão para nos ver amanhã).
  • We’re having a party at Christmas (Teremos uma festa no Natal).

Tanto o present simple quanto o present continuous são usados para nos referirmos a um futuro sobre o qual temos algum grau de certeza.

Falar do futuro em inglês usando “going to

Podemos falar sobre o futuro em inglês usando a seguinte estrutura básica:

Sujeito +Verbo to be + going to + verbo

Exemplo: I’m going to drive.

Utiliza-se o “going to” para expressar:

  • Planos ou intenções. Como nas frases: I’m going to drive to work today (Irei dirigindo ao trabalho hoje); They are going to move to Salvador (Eles vão se mudar para Salvador).
  • Algo que é provável que aconteça. Exemplos: Be careful! You are going to fall (Tenha cuidado! Você vai cair.); Look at those black clouds. I think it’s going to rain (Olhe essas nuvens negras. Eu acho que vai chover).

Usamos “going to” para falar de um futuro próximo, sobre o qual temos algum tipo de evidência ou acreditamos que acontecerá.

Falar sobre o futuro em inglês usando o future perfect

Outra dentre as formas de falar do futuro em inglês é usando o future perfect (futuro perfeito). Neste caso, “perfect” ou “perfeito” tem o sentido de “completo” ou “terminado”, não de “executado com perfeição”.

Esse tempo não é usado com muita frequência em inglês, mas é importante que você o conheça e saiba como pode ser empregado.

O future perfect é composto basicamente dessa forma:

Sujeito (subject) + will have + passado particípio (past participle) do verbo principal.

Exemplo: She will have finished (Ela terá terminado).

O future perfect é a forma verbal que expressa que uma ação estará completa, antes de algum momento no futuro.

Esse tempo pode ser usado para expressar: uma ação que ocorrerá antes de outra no futuro; uma ação que ocorrerá antes de um determinado momento no futuro; um estado que permanecerá até algum momento no futuro.

Exemplos de uso do future perfect

  • He will have prepared by the time he leaves the house (Ele estará pronto até a hora em que sair de casa). Aqui, o future perfect é usado para se referir a uma ação que ocorrerá antes de outra no futuro.
  • She will have returned home by 6 o’clock (Ela terá voltado para casa às 6 horas). Este é um exemplo de uso do future perfect para expressar uma ação que será realizada antes de um determinado momento (data ou horário) no futuro.
  • In September I will have lived here for eight years (Em setembro, terei vivido aqui por oito anos). Aqui, o future perfect foi empregado para se referir a um estado que se manterá até determinado momento no futuro.

Como usar “will” para falar do futuro em inglês

Podemos empregar o “will” para falar sobre o futuro em inglês. Podemos usar will para:

  • Fazer previsões. Como nas frases: It will be a nice day tomorrow (Amanhã será um dia legal); I’m sure you will enjoy the film (Estou certo de que você vai gostar do filme).
  • Expressar desejo ou disposição. Exemplos: I hope you will come to my party (Espero que você venha à minha festa); George says he will help us (George disse que irá nos ajudar).]
  • Fazer ofertas e promessas. Como nos seguintes exemplos: I’ll see you tomorrow (Te verei amanhã); We’ll send you and e-mail (Nós lhe enviaremos um e-mail).
  • Falar sobre ofertas e promessas. Exemplos: Paulo will be at the party (Paulos estará na festa); Maria will help with the cooking (Maria ajudará a cozinhar).

Como vimos ao longo do artigo, há distintas formas de falar sobre o futuro em inglês. O importante é saber como empregar cada forma, dependendo do sentido que se quer expressar.

E lembre-se de que a melhor forma de aprimorar seu inglês é praticar: lendo, ouvindo e falando. Esperamos que esse artigo tenha esclarecido suas dúvidas e ajudado a melhor seu inglês.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *