Como Adquirir Vocabulário em Inglês: Dicas essenciais!

Como adquirir vocabulário em inglês é uma das principais dúvidas de quem está começando a estudar esse idioma. Trata-se de uma preocupação totalmente válida, afinal, fica impossível ler, compreender e muito menos se expressar oralmente, com um vocabulário restrito a poucas palavras.

Felizmente, hoje em dia há muito mais opções para quem quer aprender inglês, sobretudo através da internet. Inclusive, é possível estudar de forma autodidata ou complementar e acelerar a aprendizagem realizada em cursos. Neste artigo, daremos dicas de como adquirir vocabulário em inglês, para atingir uma compreensão escrita, auditiva e expressão oral fluentes.

Como adquirir vocabulário em inglês através da leitura

Para quem está começando a aprender inglês do zero, pode ser cansativo tentar ler um texto, mesmo que pequeno, pois as consultas ao dicionário/tradutor serão muito frequentes. Nesse caso, a dica é utilizar pequenas frases ou mesmo palavras isoladas para adquirir vocabulário.

As lições de inglês para iniciantes, disponíveis gratuitamente em vários sites da internet, são uma boa opção para este nível de aprendizagem. Uma dica é o site Memrise, onde o aluno pode aprender novas palavras, revisar o que já foi aprendido e planejar seu tempo diário de estudo, gratuitamente.

Para quem já tem um nível de leitura razoável, uma boa forma de aumentar o vocabulário em inglês é ler textos nesse idioma, sempre com um dicionário à mão.

Na hora de escolher o que ler, isso vai de acordo com as preferências de cada um. Livros dos mais diversos gêneros, artigos acadêmicos, blog posts e até histórias em quadrinhos são muito úteis para aprender novas expressões e exercitar a habilidade de leitura.

E o melhor é que tudo isso está disponível na internet, de forma gratuita, na maior parte dos casos.

Aprender novas palavras e melhorar a compreensão auditiva em inglês com filmes e séries

Adquirir vocabulário em inglês através de vídeos do YouTube, filmes e séries é uma excelente opção, que também pode ser adaptada de acordo com o gosto pessoal do estudante.

Para quem ainda não tem um nível de compreensão auditiva tão desenvolvido, uma solução é assistir aos vídeos, filmes e séries com legendas em inglês.

Isso evita que a pessoa desanime por não entender nada do que está sendo dito, embora seja um pouco cansativo, porque o cérebro fica dividido entre ler as legendas e traduzir o que é falado no áudio. Mesmo assim, é uma alternativa muito válida.

Depois de praticar um pouco assistindo aos vídeos com legenda (em inglês, claro), é hora de tentar compreender o que é falado sem esse recurso, tendo em mente que não é necessário entender 100% do que é dito.

O importante é escolher um vídeo, filme ou série que seja realmente interessante para o estudante, pois isso o ajudará a manter o interesse e relaxar. É possível que depois de alguns minutos, a pessoa até se surpreenda por entender com tanta facilidade o áudio.

Os vídeos do YouTube são especialmente bons para aumentar o vocabulário em inglês porque em geral utilizam uma linguagem mais coloquial, permitindo que o estudante tenha contato com o inglês que é falado no dia a dia.

Como melhorar a pronúncia e fluência verbal em inglês

Melhorar a pronúncia e adquirir fluência são os dois grandes desafios de quem estuda inglês ou qualquer outro idioma.

Fluência é a habilidade em falar e compreender sem interrupções. Também é a capacidade de participar de diferentes situações comunicativas em um idioma, no caso o inglês, usando apenas o próprio idioma, sem recorrer a palavras e expressões em outra língua.

A fluência só vem com a prática, mas a confiança também é fundamental para que uma pessoa consiga pôr em prática seu conhecimento acumulado no idioma. Chega uma hora em que é preciso simplesmente falar, sem ficar tão preocupado em pronunciar cada palavra com perfeição.

Sobre a questão da pronúncia, deve-se exercitar o ouvido e praticar muito, por repetição. Aqui os filmes, séries e vídeos também são ferramentas de aprendizagem muito interessantes. Deve-se observar como as palavras, ou melhor, os fonemas, são pronunciados e tentar repetir, chegando ao mais próximo possível.

O ideal para adquirir fluência em inglês é passar por uma imersão no idioma, mas como nem todo mundo tem como fazer intercâmbio ou mesmo uma viagem ao exterior, as aulas de conversação são uma boa oportunidade para treinar a expressão oral.

A maioria dos cursos de inglês oferece aulas de conversação e também é possível ter aulas online, por Skype, com professores nativos.

O site EndVid oferece videoaulas de inglês gratuitas, com professores nativos, para todos os níveis.  Só é preciso ter um nível básico de compreensão do idioma, pois o site é todo em inglês.

Como vimos ao longo do artigo, há muitas formas, inclusive gratuitas, de adquirir vocabulário em inglês, melhorar a compreensão auditiva e a pronúncia.

A internet oferece muitas possibilidades para quem quer aprender inglês e adquirir fluência no idioma: os vídeos do YouTube, filmes e séries, além de aulas com professores nativos, são excelentes opções.

Hoje em dia não há mais desculpas para não estudar inglês, é só manter o foco e não desanimar diante das dificuldades.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *