Verbo get – Significado, Flexões de Tempo e Exercícios Resolvidos

O verbo get é um verbo muito versátil. Isso porque ele é usado em uma série de situações, aparecendo com diversos significados diferentes, dependendo do contexto. Neste artigo, vamos ver as suas principais utilizações, com bastante exemplos, para você ficar craque na hora de usar esse verbo!

Vale lembrar que, por ser um verbo tão versátil, seria difícil cobrir todas as suas utilizações aqui. O que buscamos com esse artigo é mostrar para você algumas das utilidades do verbo get. Com o tempo, conforme você for ganhando fluência no idioma, você conseguirá compreender o significado de acordo com o contexto. Sempre que ouvir um get, lembre-se desse nosso artigo e da versatilidade do verbo e tente inferir o seu significado de acordo com o contexto.

VERBO GET

Get – receber, obter/conseguir, comprar

Vamos ver, inicialmente, três sentidos deste verbo. Observe os exemplos abaixo e tente inferir seus significados.

  • My team got their first victory.
  • Will I get a letter?
  • We got a new house.

Nos exemplos 1 e 3, perceba que o verbo está flexionado no past simple. Por ser um verbo irregular, ele não recebe a desinência -ed: tem, na verdade, sua forma própria: got. No primeiro exemplo, o sujeito está dizendo que o seu time obteve/conseguiu sua primeira vitória. No terceiro, se considerarmos o contexto como o de um casal recém-casado contando sobre a nova casa que compraram, o sentido é de comprar. Já sentença 2, se imaginarmos um adolescente se perguntando se ele receberá sua carta para Hogwarts, o sentido é de receber.

Viu como o verbo get pode ter várias utilizações? Pois vamos explorar algumas das utilizações desse verbo agora.

Get – chegar, entender, ficar

Observe os exemplos abaixo e tente, novamente, inferir os significados do verbo get em cada uma de suas utilizações.

  • What time do you think we will get there?
  • Eureka, I got it!
  • I got tired after this climb.

E aí, conseguiu depreender o sentido de cada uma das utilizações? Great! Vamos retomá-las, então. No primeiro exemplo, o verbo get é utilizado com o sentido de chegar em algum lugar. No segundo, é usado no sentido de entender, ou, aproximando-o do português mais informal, do bom e velho saquei. Por fim, no terceiro exemplo, temos a sua utilização no sentido de se tornar ou ficar alguma coisa, nesse caso, cansado após uma escalada.

Get – dar, trazer, pegar

Observe os exemplos abaixo e tente, novamente, inferir os significados do verbo get em cada uma de suas utilizações.

  • I got a taxi to the airport.
  • Please, can you get me the bill?
  • Do you need help with your luggage? I’ll get it for you.

Aqui, temos alguns exemplos interessantes. No primeiro, o verbo get, conjugado no simple past, é usado com o sentido de pegar (pegar um taxi). Já no segundo exemplo, o sujeito pode estar tanto pedindo para o interlocutor trazer a conta quanto dar a conta a ele. Esse é um exemplo que mostra bem como o significado de get pode variar. Por fim, no terceiro exemplo, o verbo get é usado no sentido de pegar.

Flexões de tempo do verbo to get

Como comentado, o verbo get é um verbo irregular. Isso significa que, quando flexionado em tempo, como ao passar para o simple past, ele tem formas próprias, não seguindo as regras de desinência que a maior parte dos verbos, os regulares, seguem. Abaixo, vamos listar as conjugações do verbo get nos diversos tempos verbais.

VERBO GETExercícios Resolvidos

1. Avalie as sentenças abaixo e assinale o significado mais próximo do verbo get em cada uma delas. Atenção: há alguns sentidos inéditos, propositalmente não tratados acima! Você consegue deduzir o sentido?

a) Marta is getting old.

  1. Pegando
  2. Envelhecendo
  3. Ganhando

b) What time do you think you are going to get to London?

  1. Chegar
  2. Entender
  3. Ficar

c) I got an important e-mail today.

  1. Comprei
  2. Obtive
  3. Recebi

d) Today, I got up

  1. Viajei
  2. Levantei
  3. Fiquei

e) I’m going to get in touch with you soon, Sir.

  1. Marcar uma reunião
  2. Começar a discutir.
  3. Entrar em contato

f) Please, don’t get angry with me…

  1. Não fique
  2. Não compre
  3. Não chegue

RESPOSTAS

1.

a) II

b) I

c) III

d) II

e) III

f) I

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *