TOEIC – Como estudar? O que cai? Quanto custa?

Até uns cinco anos atrás, saber o inglês era coisa para gente afortunada, não é? Isso se dava pois os cursos eram caros e pouco acessíveis para a comunidade. Hoje em dia, a coisa é bem diferente!

Saber a língua inglesa tornou-se uma questão de necessidade para muitos cargos nas empresas, sendo que, muitas vezes, quem não possui comprovação de habilidade com a língua estrangeira pode ser deixado para trás.

Depois de fazer um longo curso de idioma, você estará apto a realizar testes de proficiência, para garantir um bom resultado dentro de uma empresa. Dentre os vários exames que existem, hoje, falaremos tudo sobre o TOEIC – Test of English for International Communication.

Saber para que ele serve, como é feito e quanto custa pode te ajudar a escolher o exame ideal para o seu caso – se para subir de cargo em uma empresa ou se para entrar em uma empresa.

Por que fazer o TOEIC?

Atualmente, entrar no mercado de trabalho está cada vez mais competitivo. O motivo é que as empresas estão pedindo habilidades que serão diferenciais entre os currículos, no entanto, poucos as possuem.

Um dos requisitos para diversos cargos é a habilidade com a língua inglesa comprovada, pois, com o mundo cada vez mais globalizado e alianças exteriores cada vez mais fortes, a língua inglesa é de extrema necessidade para a comunicação.

É por isso que há três motivos em que o TOEIC pode ser requerido ou obrigatório:por ser um diferencial, para uma contratação ou para uma promoção de cargo.

toeic exame

Diferencial

Possuir o certificado do TOEIC em seu currículo, sempre irá te destacar entre quaisquer outros candidatos a uma vaga específica em uma empresa.

Portanto, você sempre será destacado entre os melhores profissionais, tendo maiores chances de garantir o seu emprego.

Contratação

Possuir o certificado do TOEIC pode garantir que uma empresa (principalmente as multifuncionais) te contrate.

As empresas mais propícias para a contratação são as multinacionais ou estrangeiras, pois são empresas de grande porte, que possuem exportações e importações para diversos lugares do mundo.

Promoção

Esse é o caso de quem já trabalha em uma empresa e, de repente, surgi uma vaga requisitando o TOEIC. Nesses casos, a empresa nem abre vagas para a seleção de pessoas. Ela, imediatamente, te promoverá.

Você pode apresentar o seu certificado ao seu superior ou ao departamento requerente do cargo e logo iniciar os novos serviços. Isso é bem comum em muitas organizações.

Como é o exame TOEIC?

Atualmente, existem 2 exames TOEIC: Listening & Reading & Speaking & Writing. Essas são as quatro habilidades da língua inglesa que você deve possuir para garantir o seu certificado.

O exame é elaborado por uma instituição norte-americana, portanto, o sotaque inglês predominante da prova será o dos Estados Unidos – mas, nada impede que surjam outros sotaques, como o australiano ou o britânico, por exemplo.

As questões estão inseridas em contextos específicos do dia a dia de uma empresa, podendo ser sobre:

  1. Negociações e vendas;
  2. Ligações telefônicas;
  3. Planejamentos e reuniões;

Entre essas abordagens, os termos técnicos em finanças e marketing, por exemplo, serão bem destacadas.

Tipos de Exames

O exame de Listening & Reading possui uma duração de 2 horas e meia. Pois, no total, ela contém 200 questões de múltipla escolha, sendo 100 questões para Listening e 100 para Reading.

Listening – Questões (45 minutos)

  1. Fotografias – 20;
  2. Compreensão de mini diálogos – 50;
  3. Perguntas e respostas – 30.

Reading – Questões (75 minutos)

  1. Completar sentenças – 40;
  2. Compreensão de texto – 40;
  3. Encontrar erros – 20.

Várias dessas questões devem ser feitas utilizando Listening e Reading, simultaneamente.

Writing – Questões (60 minutos)

  1. Descrever fotografias – 5;
  2. Respostas – 2;
  3. Redação – 1.

toeic

Speaking – Questões (20 minutos – online)

  1. Ler textos em voz alta – 2;
  2. Descrições de imagens – 1;
  3. Expressar opinião e soluções – 2;
  4. Responder perguntas – 6.

Certificação e preço do Exame

Para conseguir o certificado do TOEIC, você deve adquirir a nota mínima de 185. Notas inferiores a essa pontuação classificam o candidato como não habilitado para a comunicação da língua inglesa.

Os níveis da proficiência são divididos da seguinte maneira:

  1. Memorized Proficiency: 185 – 250;
  2. Elementary Proficiency: 255 – 400;
  3. Elementary Proficiency Plus: 405 – 600;
  4. Limits Working Proficiency: 605 – 780;
  5. Working Proficiency Plus: 785 – 900;
  6. International Proficiency: 905 – 990.

Os certificados têm uma duração curta, já que a língua está em constante modificação. Portanto, cada certificado é válido por até 2 anos.

O preço do exame é de US$200,00, aproximadamente,R$650,00. Mas, o valor pode ser parcelado em até 4x nos cartões de crédito.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *