Simple Present – O que é? Quando usar? Regas e Exercícios

Antes de se aventurar pelos tempos verbais mais complexos da língua inglesa, é essencial compreender um em particular: o simple present. Como o nome sugere, o simple present (ou present simple) é a forma verbal simples do presente da língua inglesa.

Simple present

Quando usar?

O simple present é utilizado para indicar verdades universais, ações que ocorrem com frequência no dia-a-dia, além de hábitos, rotinas, gostos pessoais, sentimentos, desejos, verdades, situações permanentes, percepções, etc., desde que sejam verdades no momento em que se está enunciando, isto é, no agora.

Por exemplo, se você está discutindo com uma pessoa que acredita que a terra é plana, você pode contestá-la dizendo:  The Earth is round (A terra é redonda). Neste caso, temos um exemplo de uma verdade universal, isto é, uma constatação irrefutável por já ser do conhecimento de todos (ou que ao menos deveria ser), oriunda de um estudo científico. Para isso, utilizamos o simple present, cuja marcação de tempo está, neste exemplo, no verbo is. Por comparação, se a terra fosse redonda apenas no passado, diríamos: The Earth was round, utilizando o simple past (passado perfeito).

Vamos, então, às regras de flexão desse tempo verbal!

Regras

As regras de flexão dos verbos no simple present são muito simples. Observe a tabela abaixo, que ilustra a flexão de tempo no simple present do verbo to run, atentando-se às mudanças de uma pessoa para outra.

Simple present

Como você deve ter notado, só houve uma mudança no verbo na terceira pessoa do singular, com os pronomes pessoais he, she e it, havendo um acréscimo da desinência -s ao verbo. Com verbos terminados em o, ss, ch, sh e x, a desinência acrescentada é -es.

  • I never eat meat because I’m vegetarian.
  • He watches dramatic movies.
  • She goes to work by bus.
  • I love my work! It makes me very happy!
  • We love each other!
  • They only study at the weekend.

Por geralmente serem constatações relacionadas a hábitos, gostos pessoais, etc., é muito comum utilizarmos advérbios, como always (sempre), never (nunca), only (apenas), etc.

Forma afirmativa

A maior parte dos exemplos até agora estavam na forma afirmativa, como você deve ter notado. Nela, a sequência dos constituintes precisa ser a seguinte:

Simple present

Vale destacar que se o sujeito for he, she ou it, o verbo necessariamente precisa ter o acréscimo da desinência -s ou -es, conforme já vimos anteriormente.

Exemplo: Marina loves animals! (she)

Forma negativa

A forma negativa do simple present é muito semelhante à afirmativa, com a única diferença de ser necessário utilizar um verbo auxiliar, neste caso o verbo do, seguido do advérbio not, para indicar a negação. A junção do verbo do com o advérbio not pode ser representada pela contração don’t.

Temos, então:

Simple present

Exemplo: I don’t like to wake up early.

A regra do -s e do -es em sentenças com os pronomes he, she e it ainda vale. Nesse caso, a marcação precisa ser no verbo auxiliar, que passa a ser does. O verbo principal, então, continua na sua forma mais simples, sem a desinência -s ou -es. Também é possível a contração do verbo auxiliar com o advérbio, passando à forma doesn’t.

Exemplo: She doesn’t like tomatoes.

Importante: marcar a terceira pessoa tanto no verbo auxiliar quanto no verbo principal na mesma sentença é errado!

Forma interrogativa

Aqui, o verbo auxiliar também é utilizado, mas há uma mudança na ordem dos elementos da sentença. Observe:

Simple present

A regra da desinência -s e -es para sentenças com os pronomes -s e -es continuam valendo.

 Veja alguns exemplos:

  • Do you speak English?
  • Does Miguel work?

Exercício

1. Complete os espaços em branco com o verbo, indicado entre parênteses, com a conjugação correta.

Exemplo: Marina has a pet shop. (have)

  1. You _____ beautiful today! (look)
  2. Rafaela _____ every day. (work)
  3. Marina _______ _____ in London. She ______ in Brazil. (do + not/live/live)
  4. Kids _____ to play. (love)
  5. Eduardo ______ his piano very well! (play)
  6. I ______ a cat. It _____ every night. (have/meow)
  7. The Earth _____ around the Sun. (move)
  8. The food ______ good! (smell)
  9. _____ Lucy _____ diamonds? (do/like)

Respostas:

Does/like

Look

Works

Doesn’t/live/lives

Love

Plays

Have/meows

Moves

Smells

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *