Como se comportar em um Restaurante nos EUA?

Alguns comportamentos em restaurantes nos Estados Unidos são os mesmos do que no Brasil. Ser cordial, usar um tom de voz baixo e fazer contato visual para chamar o garçom/garçonete (waiter/waitress) são códigos similares. Os mesmos gestos como acenar discretamente ou apontar podem ser utilizados para chamar o garçom ou pedir para encerrar a conta. A etiqueta a mesa é basicamente a mesma, sentar de modo ereto, não ficar no celular o tempo inteiro, não colocar os cotovelos a mesa são algumas regras básicas.

Garçom servindo restaurante nos USA

Há algumas diferenças que precisam de mais atenção. Nos Estados Unidos é muito comum ter hostess, pessoa responsável por receber os clientes nos restaurantes. Às vezes, até restaurantes menores contam com hostess para levar os clientes aos seus lugares. Portanto ao entrar em um restaurante, verifique se há a placa wait to be seated (algo como aguarde para ser atendido).

Outra diferença é a possibilidade de pedir água da torneira de graça, não estranhe, o tratamento de água é tão avançado lá que eles oferecem como cortesia a chamada tap water. Em restaurantes mais simples, o costume de tomar tap water é muito comum e até em restaurantes sofisticados, muitos clientes acham bobagem pagar por água mineral (bottled water) se há essa possibilidade.

Restaurante EUAUma observação importante ao ir a restaurantes que tenham serviço de garçom é a gorjeta. Ela pode variar de 15 até 20% do valor total da conta. Não pagar a gorjeta, ou deixar um valor muito menor que esse pode ser considerada uma atitude rude.

Os tipos de restaurantes variam nos Estados Unidos, há os restaurantes comuns à la carte como no Brasil que podem ser simples ou sofisticados a ponto de terem lista de espera de meses para fazer uma reserva. Há os restaurantes All you can eat nos quais se paga um valor fixo para comer a vontade. Além das famosas redes de fast food que funcionam como no Brasil.

Algumas expressões podem ajudar em um restaurante:

lembre-se de dizer Excuse me (Com licença);

May I place an order? (Posso fazer um pedido?);

I would like a/an… (eu gostaria de…);

May I have…(eu poderia pedir o…);

Can I have the check, please? (Posso pedir a conta, por favor?).

A cordialidade é a chave principal para se comportar bem em um restaurante, já que os funcionários são treinados para atender bem.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *