Pronúncia dos Verbos Regulares ed – Regras, Exemplos e Exercícios

Você sabe pronunciar corretamente os verbos regulares no simple past da língua inglesa? No artigo de hoje, veremos como pronunciar corretamente cada uma das variações de pronúncia desses verbos, cuja terminação é sempre -ed.

Vale lembrar, entretanto, que nem todo verbo é regular. Existem os chamados verbos irregulares, cuja regra de acrescentar -ed para passar o verbo para o simple past não funciona. Tais verbos têm formas próprias, como é o caso do verbo go (ir), cuja forma no simple past é went (foi). Apenas adicionar o -ed, nesse caso, seria incorreto.

Antes de entrar definitivamente na pronúncia, vamos recordar quais são as regras para passar um verbo do infinitive para o simple past.

Pronúncia ed

Regras para o acréscimo do sufixo -ed nos verbos regulares

Como comentamos brevemente, para os verbos regulares, basta adicionar a partícula -ed à sua forma infinitiva para passá-los ao simple past. Entretanto, a maneira como o sufixo é alocado à base do verbo depende da maneira como ele termina. As regras são as seguintes:

Caso o verbo, em sua forma infinitiva, termine com a vogal -e, basta adicionar a consoante -d para formar o simple past:

  • Exemplo: Live -> Lived

Se o verbo tiver uma única sílaba ou terminar em sílaba tônica formada pela sequência consoante + vogal + consoante, dobra-se a última consoante e acrescenta-se -ed:

  • Exemplo: Plan -> Planned

Observação: Caso o verbo termine em C+V+C mas a sílaba tônica não seja a última, não se dobra a última consoante, apenas adiciona-se o sufixo -ed (visit -> visited).

Se o verbo terminar em -y precedido por consoante, troca-se o -y por -ied:

  • Exemplo: Cry -> cried

Regras de pronúncia dos verbos regulares conjugados no simple past

Vamos entrar, agora, na parte da pronunciação. Assim como o que define a maneira pela qual o sufixo vai se juntar à base do verbo no infinitivo é a terminação dele, isto é, quais letras ele tem na sílaba final, o mesmo se aplica às regras de pronúncia.

Vamos às regras que você certamente vai se ligar no que estamos falando. Ao todos elas são três:

Em verbos terminados em consoantes surdas, ou seja, em P – K – S – CH – SH – F – X, ao receber o sufixo -ed, a pronúncia deste é /t/.

Por exemplo, o verbo walk. Por se aplicar a essa regra, ao passar para o simple past e receber a partícula -ed, virando walked, a pronúncia da sílaba final é /t/. Foneticamente, sua representação é /wɔːkt/. Perceba que a vogal E nem é representada na transcrição fonética, não sendo, portanto, pronunciada.

Em verbos terminados em vogal ou consoante sonora, ou seja, em L – N – M – R – B – V G – W – Y – Z e em ditongos, ao receber o sufixo -ed, a pronúncia deste é /d/

Por exemplo, o verbo play. Ao passar para o simple past, virando ­played, a pronúncia da sílaba final é /d/. Foneticamente, sua representação é /pleyd/. Uma vez mais a vogal E não aparece na sílaba final da representação fonética do verbo, não sendo, portanto, pronunciada.

Em verbos terminados em consoante surda, ou seja, T – D, ao receber o sufixo -ed, a pronúncia deste é /ɪd/.

Por exemplo, o verbo want. Ao passar para o simple past, virando wanted, a pronúncia da sílaba final é /ɪd/. Foneticamente, sua representação é /ˈwɒntɪd/. Perceba que, nesse caso, a vogal é pronunciada.

Conclusão

É claro que, apenas vendo essas regras, é difícil se acostumar com a pronúncia. Em se tratando de speaking e listening, é imprescindível que o estudante tenha contato com o idioma sendo utilizado em situações reais. Há quem tenha se tornado quase fluente em inglês apenas conciliando a revisão das regras com o hábito de assistir filmes, séries, vlogs ou até mesmo ouvir músicas e podcasts inteiramente em inglês. Se quer progredir ainda mais na questão da pronúncia, esse é o próximo passo que você deve tomar!

Por ora, deixamos alguns exercícios abaixo para você praticar um pouco o que viu neste artigo.

Exercícios resolvidos

1. Agrupe as palavras abaixo de acordo com a pronúncia de suas sílabas finais no simple past. Atente-se para o caso de verbos irregulares: esses devem ficar na coluna correspondente a eles.

Pronúncia ed

RESPOSTAS 

Pronúncia ed

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *