Present Continuous – O que é? Quando usar? Regas e Exercícios

O present continuous é o tempo verbal utilizado geralmente para indicar uma ação que está acontecendo no presente, no momento em que se está enunciando, sem previsão de término. Este tempo verbal é equivalente ao gerúndio da língua portuguesa. Por exemplo, quando alguém diz: estou indo para casa. Nesta frase, sabe-se que o sujeito está no meio da ação de ir para casa, não estando claro quando ele começou esta ação nem quando ele irá terminá-la. A única coisa que se sabe é que a ação está acontecendo no momento da enunciação, isto é, no instante em que a sentença foi proferida.

Quando usar o Present Continuous?

O present continuous é utilizado para falar sobre situações temporárias, isto é, ações contínuas que estão acontecendo no momento da enunciação. Também é utilizado para indicar uma ação ou evento futuro que está previsto para acontecer. Por exemplo, ao dizer: I’m going home tonight (eu estou indo para casa hoje à noite).

Regras do Present Continuous

A regra para a formação do present continuous é muito simples. Antes de mais nada, entretanto, é preciso saber que a sentença, neste tempo verbal, exige a presença de dois verbos: um verbo principal e um verbo auxiliar. O verbo auxiliar utilizado é o verbo to be no present simple. Caso ainda não conheça as regras do verbo to be, recomendamos que leia nosso artigo: Verbo to be, clicando aqui.

O verbo principal precisa receber, neste tempo verbal, a desinência -ing, responsável por indicar o present continuous. Veja o exemplo abaixo:

  • She is driving her car.

Neste exemplo, temos o verbo auxiliar is seguido do verbo principal drive, que recebeu a terminação -ing, formando o present continuous. Perceba que o verbo, na sua forma mais simples, perdeu a vogal final nesta transação. Há uma regrinha para isso, como veremos agora.

Regras para a formação

Como vimos, ao passar o verbo para o present continuous, é preciso acrescentar a terminação -ing ao verbo principal. Há uma série de regrinhas para isso, cada uma delas dependendo da sílaba final do verbo.

Vamos às regras:

  1. Em verbos terminados com a vogal -e precedida por uma consoante, retira-se a vogal e acrescenta-se a desinência –ing,

Exemplo: to dance -> Dancing

  1. Em verbos terminados em -ie, substitui-se estas vogais por -y e acrescenta-se o –ing.

Exemplo: To die -> dying

  1. Quando o verbo tem apenas uma ou duas sílabas e possui uma sequência de consoante + vogal + consoante, duplica-se a última consoante e acrescenta-se o –ing.

Exemplo: To run -> running

Observação: quando a consoante final é W ou X (como to snow) ou a sílaba tônica do verbo é a primeira (como to open), acrescenta-se o -ing sem dobrar a consoante final.

Forma afirmativa

Compreendidas as regras acima, passemos à ordem dos elementos no caso de sentenças afirmativas no present continuous. Neste caso, a fórmula é a seguinte:

Present continuous

Exemplo: He is dancing with his girlfriend.

Forma negativa

Para passar uma frase da forma afirmativa para a negativa no present continuous, basta acrescentar o advérbio not após o verbo to be. Temos, então:

Present continuous

Exemplo: I’m not listening to you.

Forma interrogativa

Na forma interrogativa, há uma mudança na ordem dos elementos da sentença: o verbo auxiliar passa ao início da sentença, assim como nos demais tempos verbais. Temos, portanto:

Present continuous

Exemplos: Is he studying for the exams? | Are you not going home?

Exercícios Resolvidos

1 – Levando-se em consideração as regras para o acréscimo da partícula -ing ao verbo principal, mude o tempo verbal dos verbos abaixo para o present continuous, conforme o exemplo.

Exemplo: To  jump – > jumping

  1. To kiss -> ________
  2. To learn -> ________
  3. To keep -> ________
  4. To begin -> ________
  5. To arrive -> ________
  6. To hug -> ________
  7. To take -> ________

2 – Assinale as alternativas em que o present countinuous está corretamente empregado.

( ) I am making the dinner.

( ) You are not understanding what I’m trying to say.

( ) She is using the restroom?

( ) Are you enjoying the music?

( ) We not are leaving right now.

Respostas:

1 – a) kissing b) learning c) keeping d) beginning e) arriving f) hugging g) taking.

2- A, B e D.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *