Porque é difícil aprender o Present Perfect?

O Present Perfect é um dos tempos verbais mais comentados da língua inglesa, por ter fama de ser difícil de aprender pois ele não existe em português, nos tempos verbais em nossa língua. Muitos alunos têm uma impressão prévia de que esse conteúdo será muito difícil e devem superar esse obstáculo para realmente conseguir utilizar o Present Perfect, já que é um conteúdo novo e inédito por aqui.

A dificuldade para os falantes da língua portuguesa se constrói, pois não há tempo verbal correspondente ao Present Perfect. Portanto, uma dica valiosa é tentar não traduzir as frases e sim entrar em contato com o maior número de frases possíveis que estejam relacionadas ao seu uso de língua. Já que o Present Perfect pode ser traduzido em mais de um tempo verbal em nossa língua, dependendo do contexto. O que importa é saber identificá-lo e usá-lo em uma conversa ou ao longo do texto.

Present Perfect

A estrutura do Present Perfect é simples, ele é composto pelo auxiliar have/has + past participle, a famosa terceira coluna da lista de verbos em inglês. Nessa parte não há segredo, é preciso memorizar esses verbos para poder utilizar corretamente a estrutura. Após essa parte mais mecânica, que exige dedicação e repetição, você estará pronto para utilizar esse tempo verbal em sua totalidade. Com treino, facilmente você consegue utilizá-lo em expressões em inglês.

É importante saber que nem mesmo com a melhor explicação do mundo em uma aula de inglês não se aprenderá o present perfect sem prática em frases em específico, praticando o inglês na rotina, é preciso também para de traduzir o inglês e português juntos, afinal falar inglês é totalmente diferente do que a nossa língua.

É importante lembrar que o Present Perfect é um tempo característico da língua inglesa e ele pode ser utilizado para expressar desde fatos do dia a dia:

  • I haven´t had lunch yet = Eu ainda não almocei;

Como fatos mais significativos e até ação que aconteceu no passado:

  •  Peter has visited Rome twice = Pedro visitou Roma duas vezes.

Por isso você deve decorar em inglês o presente perfect. Ele é tão importante e precisa ser aprendido para que o estudante de língua inglesa adquira naturalidade e tenha opções para uma produção oral cada vez mais sofisticada. Para decorar o present perfect em pouco tempo, assim como aprender outras palavras em inglês e expressões, estude todos os dias. Veja dicas para ficar com o idioma na ponta da língua.

Se quer aprender esse tempo verbal de uma vez todas, você precisa ter mais inglês dicas, saber mais sobre as preposições em uso, qual a diferença entre os tempos verbais e sempre retornar para a sua última aula de present perfect, sempre de modo a aprender mais expressões idiomáticos, saber como formar uma frase por completo, entender qual a forma fácil de memorização, desempenhar uma ação e o que é possível quando se está tentando montar frases de forma fácil.

Uma vez que o estudante entrar em contato com o Present Perfect pela primeira vez tendo em mente que é uma estrutura simples, com uso versátil, ele poderá desfrutar desse aprendizado e utilizar o Present Perfect para falar de suas próprias experiências sem julgamentos prévios sobre a estrutura.

Você sempre pode obter mais dicas de inglês se quer que o present perfect aprenda-se rapidamente na sua cabeça, a chave de entender é estudar, se você já está matriculado em algum lugar, use e abuse dos livros de ensino, procure saber como é usado este verbal diariamente além do inglês da aula que você tem. Quando você aprender de vez, você vai entender ele na vida diária dos falantes de inglês.

Use o present perfect em suas redações e até mesmo na conversação para fixar o seu uso. E caso ainda tenha alguma dúvida, veja mais conteúdos no nosso site.

13 Comments

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *