Pouco tempo para estudar inglês? Veja o que é importante e foque nisso!

É muito comum pessoas reclamarem que possuem pouco tempo para estudar inglês. A vida corrida, o trabalho, o trânsito e, para alguns, a faculdade e os filhos, deixam realmente qualquer pessoa precisando de 25 horas por dia para realizar todas as suas vontades. E é no meio dessa rotina maluca que acaba não sobrando tempo para fazer um cursinho de inglês.

Entretanto, ter pouco tempo para estudar inglês não é desculpa para não aprender o idioma. Por isso, conheça os passos usados por diversas pessoas que também possuíam uma rotina pesada e adquiriram a fluência focando nos seguintes passos importantes:

1. Aprendendo gramática de um jeito leve e divertido

aprender ingles

Não tem jeito, gramática é muito importante para alcançar a fluência em qualquer idioma.Entretanto, para quem tem pouco tempo para estudar inglêsé importante focar em coisas práticas, que prendam a atenção e que, de fato, ensine a gramática da língua inglesa, já que ficar sentada em uma cadeira de frente para uma mesa por horas, não rola.

Uma sugestão para quem tem pouco tempo para estudar inglês é realizar o download do aplicativo gratuito duolingo.

O duolingo ensina gramática de um jeito simples, com pequenas atividades práticas, criando para você metas diárias e mandando lembretes no melhor horário para você estudar inglês.

Funciona assim: você acessa o aplicativo na segunda-feira, às 23h. No dia seguinte, o aplicativo já te lembra, no mesmo horário, que chegou a hora de estudar inglês!

Você pode usá-lo quando está na fila de um banco, na fila de um self-service, no banheiro, no ônibus, etc.

Já se você dirige, aposte nos podcasts de gramática enquanto aguarda no trânsito.

Outro segredo usado por aqueles que têm pouco tempoé o acompanhamento constante de blogs dessa área, que disponibilizam conteúdos de qualidade, com dicas práticas e relevantes.

2. Conversação

Conversar em inglês é outro ponto em comum das pessoas que conseguiram fluência na língua inglesa, mesmo tendo pouco tempo para estudar inglês.

Para isso, você pode pedir ajuda a um amigo seu que já tenha fluência na língua inglesa para que ele só converse em inglês com você, seja por WhatsApp, Facebook ou pessoalmente.

Falar com um nativo da língua não é recomendável, é super-hiper-necessário, mas muita gente não tem contato direto com gringo e, quando tem, “trava”.

Para isso, o site Interpals, cuja tradução literal é troca de cartas,é uma boa aposta, ainda mais para os mais tímidos em falar inglês frente a frente.

Nele, você preenche o idioma que você fala e aquele que você quer aprender e o próprio site te indica pessoas para você conversar e realizar essa “troca de linguagem”

3. Inserindo o inglês no dia a dia

estudar ingles

Sabe o motivo pelo qual o intercâmbio é a ferramenta mais eficaz para aprender inglês? Porque ele insere o idioma nas suas atividades diárias.

Entretanto, para aqueles que têm pouco tempo para estudar inglês, um intercâmbio é uma aposta quase impossível, pois requer, no mínimo, três meses em terras estrangeiras.

Por essa razão, inserir inglês no seu dia a dia é essencial. Coloque as configurações do seu celular, tablet, redes sociais e todas outras ferramentas que disponibilizarem a opção de escolha de idioma em inglês.

Além disso, aposte em músicas em inglês, filmes e séries com áudio em inglês (se quiser arriscar, até legendas na língua inglesa).

Siga, também, páginas gringas com conteúdo do seu interesse na língua inglesa. Para quem gosta de conteúdo engraçado, a página do facebook 9GAG é uma opção e com linguagem fácil de entender.

Entenda: a dificuldade faz aprender. No começo você pode até perder-se com tudo ao seu redor em inglês, mas com o tempo, você se acostumará e evoluirá muito o seu aprendizado.

4. Estabeleça prioridades

Como dito no começo, é comum que pessoas tenham uma rotina desgastante e complicada. Mas, fica o questionamento: você realmente está estabelecendo quais são as suas prioridades?

É muito comum pessoas chegarem em casa e passarem horas vendo novelas, nas redes sociais em geral, conversando.

Dê prioridade ao aprendizado e siga os passos do texto! Se mesmo com todas as dicas práticas contidas nesse artigo – e que deram certo para inúmeras pessoas que conheço – não funcionaram, talvez você é que não esteja otimizando o seu tempo e dando a devida atenção ao aprendizado de um novo idioma.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *