Festas e datas comemorativas EUA – 10 dias para marcar no calendário

Muitas das datas comemorativas dos Estados Unidos da América também são comemoradas no Brasil. Isso porque muito da cultura americana é replicado aqui, graças ao globalismo, à indústria cultural, às mídias sociais e, obviamente, à posição de destaque dos EUA na economia mundial.

Mas será que você conhece todas elas de cor? Será que todas são também comemoradas no seu país? Descubra isso e muito mais agora, no Sim para todos!

New Year’s Day (1º de janeiro)

festas e datas

O primeiro dia do ano no calendário gregoriano também é comemorado nos EUA. Nesta data, e na noite de 31 de dezembro, enquanto aguardam a virada do ano, as pessoas costumam ficar em família, festejar, comer e beber.

Assim como no Brasil, é comum as pessoas fazerem uma New Year’s resolution (promessa de ano novo), a fim de (tentar) abandonar algum comportamento, vício ou hábito do ano passado. Agora, se vão cumprir, é outra coisa, não é?

Além disso, na Times Square, em Nova Iorque, uma bola gigantesca é colocada sobre uma das torres, que começa a descer às 23:59, com a multidão contando os segundos até a meia-noite. Quando o relógio vira, fogos de artifício são lançados e as pessoas trocam felicitações, com música e muita festa.

Martin Luther King Jr Day (Terceira segunda-feira de janeiro)

festas e datas

Feriado nacional nos EUA, a data de nascimento de Martin Luther King Jr., pastor protestante e ativista político americano que lutou pelo direito dos negros no país, com pulso firme, apesar da abordagem não-violenta, também é festejado pelos americanos, sempre na terceira segunda-feira de janeiro.

Atualmente, é comum, na data em questão, as pessoas praticarem trabalho voluntário em memória ao importante líder.

Valentine’s Day (14 de fevereiro)

festas e datas

Apesar de não ser um feriado nacional, a data é bastante celebrada e replicada pelo mundo. Nos Estados Unidos, a moda é comprar os famosos Valentine’s Day (Cartões do Dia dos Namorados), com mensagens carinhosas e apaixonadas. Mas a graça, mesmo, é confeccionar o cartão que será entregue para a pessoa amada.

Easter (entre 22 de março e 25 de abril)

festas e datas

A páscoa também é muito celebrada nos EUA, mas diferente de como é no Brasil. Nada de mercados abarrotados de ovos de páscoa. Lá, a tradição é presentear uns aos outros com cartões ou coelhos de pelúcia. E, por se tratar de um feriado cristão, os fiéis vão muito à igreja.

Além disso, há a famosa Easter Egg Hunt (caça aos ovos), em que os adultos escondem ovos decorados para as crianças encontrarem.

Mother’s Day (Segundo domingo de maio)

festas e datas

O famoso Dia das Mães, em que se comemora e homenageia as mães. O primeiro registro da comemoração é de 10 de maio de 1908, quando Anna Jarvis celebrou a data em uma igreja na Virgínia Ocidental.

Durante o dia, as famílias vão à igreja, presenteiam suas mães com craveiros e realizam almoços em família. Obviamente, a data é marcada por lojas de departamento lotadas e muitas promoções.

Independence Day (4 de julho)

festas e datas

Este feriado nacional comemora a declaração de independência dos Estados Unidos, que ocorreu em 4 de julho de 1776, em que o Segundo Congresso Continental declarou que as Treze Colônias Americanas não mais seriam subordinadas à coroa britânica.

A data é comemorada com fogos de artifício, desfiles, churrascos e reuniões familiares. Algumas das músicas patrióticas cantadas no dia são The Star-Spangled Banner, America the Beautiful e Yankee Doodle.

Father’s Day (terceiro domingo de junho)

festas e datas

O famoso Dia dos Pais. Nos Estados Unidos, a data tem até um ponto de origem: Sonora Luize, em 1909, criou a data para homenagear seu pai, William Jackson Smart, espalhando-se pelo país e sendo oficializada em 1972 pelo presidente Nixon.

“Coincidentemente”, o número de vendas de gravatas cresce exponencialmente nessa data.

Halloween (31 de outubro)

festas e datas

Não o mais comemorado pelos americanos, mas certamente o mais repercutido pelo mundo, o Halloween (no Brasil chamado Dia das Bruxas) coincide com o All Hallow’s Day (Dia de todos os Santos), e não por acaso: durante esse período do ano, ocorre um temo litúrgico de três dias em que vela e lembra dos mortos, especialmente daqueles com ligação com a igreja. As origens, especialmente das tradições da festa, também têm relação com a data celta do Samhain, antigo festival de colheita.

Algumas das atividades relacionadas à data são: trick-or-treating (gostosuras ou travessuras), confeccionar e vestir fantasias, esculpir abóboras, acender fogueiras, etc.

Thanksgiving (quarta quinta-feira de novembro)

festas e datas

Outro feriado americano muito famoso, o Dia de Ações de Graça teve origem nos festivais de colheita, recordando o primeiro Dia de Ações de Graça, em 1621, em que peregrinos se reuniram com nativo-americanos para comemorar a primeira colheita no novo continente. A data foi oficializada no calendário americano por George Washington, em 1789.

As comemorações incluem: ações de caridade, almoços com peru assado (época em que peru é mais consumido, fazendo com que alguns chamem a data de “Dia do Peru”) e outros pratos, como macarrão com queijo, idas à igreja, desfiles, eventos esportivos, etc.

Christmas (25 de dezembro)

festas e datas

Reconhecidamente a data mais comemorada (e não só nos EUA), a data que comemora o nascimento de Cristo é caracterizado, nos EUA, pelas decorações de luzes, pinheirinhos, bonecos de neve, e todas aquelas decorações que já estamos familiarizados.

Além disso, não se pode deixar de mencionar a troca de presentes entre familiares e amigos, confraternizações, reuniões familiares e, obviamente, a ceia, que conta com peru assado, rosbife de presunto, torta de abóbora, geleia de cranberry, eggnog, etc.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *