Dúvidas Mais Comuns na Pronúncia do Inglês. Veja como Melhorar sua Pronúncia!

Ao aprender inglês, levamos conosco a língua materna como padrão e comparamos tudo que estudamos a ela consciente ou inconscientemente. Esse processo é natural na aquisição de um novo idioma e por isso temos dificuldade para pronunciar alguns fonemas que não existem em nossa língua materna.

Um dos fonemas mais famosos por causar dificuldade na pronúncia é o theta cujo símbolo fonético é θ, conhecido pelos estudantes como TH. Há palavras muito comuns em língua inglesa com esse fonema, como Thanks (Obrigado), Think (Pensar), Birthday (Aniversário), Bathroom (Banheiro), Nothing (Nada), Mouth (Boca) entre tantas outras.

Por isso é importante prestar atenção à pronúncia do TH para evitar erros de comunicação e soar o mais natural possível. Por exemplo, se o som do TH for pronunciado como /z/, /t, /d/ ou /s/, algumas palavras podem ser confundidas, Bathroom (Banheiro) pode ser entendido como Bedroom (Quarto), o verbo Think (Pensar), pode se passar pelo verbo Sink (Afundar) ou pelo substantivo Sink (pia, tanque). Veja o vídeo abaixo para compreender melhor como é feita essa pronúncia de maneira correta.

É claro que o sotaque é natural para o falante de uma segunda língua e até sugere identidade no momento de falar o idioma e que esses possíveis erros podem ser evitados pelo contexto. No entanto, o TH é um fonema muito característico da língua inglesa e vale a pena investir na pronúncia correta.

De acordo com professores de inglês, o TH é um fonema pronunciado sem o som da voz, com a língua entre os dentes fazendo um sopro de ar bem leve. No começo, parece estranho e difícil, mas com prática, a pronúncia fica cada vez mais natural.

Outros fonemas que merecem atenção no momento da pronúncia são as vogais. Principalmente o som do /i/ que em português é somente um e em inglês pode variar entre sons mais fortes e mais breves. Algumas palavras que podem ser confundidas são Beach (Praia) com som mais longo e Bitch (Cadela) que pode ser usado como um termo muito pejorativo em inglês, com som mais breve. Sheet (Lençol) com som longo e Shit (Cocô) que utilizada para outras expressões de tom pejorativo em inglês, com som breve. Pronunciar corretamente os fonemas pode evitar algumas situações desconfortáveis, já que mesmo que seja entendido o que se fala com a pronúncia errada, algumas palavras são de cunho extremamente deselegante, mesmo que utilizadas “sem querer”. O vídeo abaixo explica muito mais letras que ficam como mudas na língua inglesa.

O estudante também deve prestar atenção às palavras com letras mudas, como Doubt (Dúvida), não se pronuncia o B, assim como em Debt (Dívida/Débito) e em Receipt (Recibo) não se pronuncia o P. No verbo Know (Saber/conhecer) não se pronuncia o K, assim como em Knowledge (Conhecimento) e Knife (Faca). E em Psychology (Psicologia) e Psychiatry (Psiquiatria) não se pronuncia o P.

Essas são algumas dicas práticas para que seja possível evitar alguns dos erros mais comuns no momento de pronunciar as palavras em inglês. Com calma e prática é possível pronunciar de modo natural esses fonemas e palavras e falar inglês cada vez melhor.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *