Diferenças Entre o Inglês Americano e o Britânico

As diferenças entre o inglês britânico e o inglês americano sempre renderam assunto e foram temas de aulas curiosas. Com a globalização, as peculiaridades do inglês australiano ganharam espaço e ilustra que o inglês é uma língua cada vez mais global.

Para deixar as explicações mais claras, o inglês americano será usado como base de comparação com o inglês britânico e o inglês australiano. A maioria das diferenças comentadas serão as diferenças de vocabulário, que não exigem tanto entendimento da língua. Para melhor entendimento, veja a legenda abaixo:

  • AmE: Inglês Americano;
  • BrE: Inglês Britânico;
  • AUS: Australiano.
    diferenca-entre-o-ingles-britanico-e-americano-649x304

Curiosamente, muitas palavras relacionadas aos meios de transporte variam de um país para o outro. Truck é caminhão em inglês americano enquanto Lorry é utilizado em inglês britânico. Metrô é Subway (AmE) e Underground (BrE). Gasolina é Gas (AmE) e Petrol (BrE).

Comprando com o inglês australiano, temos posto de gasolina: Gas station (AmE) e Servo (service station) (AUS). Estacionamento é Parking lot (AmE) e Car park (AUS). Calçada é Sidewalk (AmE) e Footpath (AUS).

Mudando de transporte, para celebrações e locações, aquela festa que conhecemos como “festa americana” na qual cada convidado traz um prato ou bebida, se chama Potluck party (AmE) e Bring a plate (AUS). Se essa festa for em um apartamento, diz-se Apartment (AmE), Unit (AUS) e Flat (BrE).

Se você precisar pegar o elevador, Elevator (AmE) e Lift (BrE), caso precise de uma carona, Ride (AmE) eLift (BrE). Para indicar o andar usa-se Floor (AmE) e Ground (BrE). Para usar o banheiro, Restroom (AmE) e Lavatory (BrE) ou Loo (BrE) em uma situação bem informal. Veja mais dicas abaixo:

Em termos de comida, temos também algumas diferenças de vocabulário. As batatas fritas palito são French fries (AmE) e Chips (BrE). As batatas chips são Potato chips (AmE) e Crisps (BrE). As balas são Candies (AmE) e Sweets (BrE). O biscoito doce é Cookie (AmE) e Biscuit (BrE).

Na seara dos esportes, temos a famosa discussão sobre como dizer futebol, Soccer (AmE) e Football (BrE). Lembrando que os americanos têm o futebol americano (American) Football. Outra palavra que gera discussões é o calçado tênis, que em diferentes partes dos Estados Unidos pode ser chamado de sneakers, tennis shoes ou running shoes e em inglês britânico trainersAs calças são Pants (AmE) e Trousers (BrE).

Uma particularidade do inglês australiano é abreviar as palavras no uso cotidiano. As mesmas palavras usadas em outros países são abreviadas e se tornam parte do jeito de falar do típico nativo da Austrália. Desse modo,  Afternoon (tarde) se torna Arvo,  Australian (australiano) é conhecido como AussieAmbulance (ambulância) é AmboBreakfast (café da manhã) é BrekkieSandwich (sanduíche) é Sanda, Sunglasses (óculos de sol) é SunniesUniversity (universidade) é Uni, Vegetables (legumes) é Veggies e assim por diante. Essas palavras são usadas desse modo em inglês australiano e são parte da identidade da língua.

Todo esse vocabulário curioso serve para enriquecer o estudo da língua inglesa e suas variantes. Assim, lembramos que o estudo da língua não é só estrutural e sim rico em cultura e curiosidades e dependo para onde você viaje, encontrará usos diferenciados.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *