Conditionals – Regras, Zero, First e Second Conditional e Exercícios

Em algum momento da sua jornada pela fluência na língua inglesa você deve ter ouvido falar sobre as conditionals. O primeiro passo para compreender esse assunto é entender que conditionals são tipos de orações. Na língua portuguesa, elas são chamadas “orações condicionais”.

As sentenças que fazem uso desse elemento possuem duas orações: uma oração condicional, em inglês chamada if clause (mais para frente veremos o porquê do nome), e uma oração principal. Ambas estão conectadas, de maneira que uma se relaciona com a outra. Observe o seguinte exemplo:

  • If you don’t go to the hospital, you’ll die!
  • Se você não for ao hospital, vai morrer!

Perceba que poderíamos dividir a sentença em duas, sendo o ponto de intersecção justamente a vírgula. A primeira parte, isto é, a oração antes da vírgula, estabelece uma condição: se você não for ao hospital. Não se atendendo essa condição, o interlocutor pode correr risco de vida. Esse é o papel das conditionals: expressar situações que podem acontecer (no presente ou no futuro) ou que poderiam ter acontecido mas não aconteceram (no passado) caso atendam ou atendessem certas condições. Essas situações são criadas por quem produz a sentença, sendo, portanto, imaginárias, bem como os possíveis resultados.

Conditionals

Regras

Compreendido o papel das conditionals, vamos às suas regras. As sentenças condicionais da língua inglesa são divididas em três categoria, cada uma com suas próprias regras. Vejamos cada uma delas:

Zero conditional

Esse tipo de sentença condicional é usado para se falar sobre verdades irrefutáveis. Por exemplo:

  • If you throw the ball up, it falls.
  • Se você jogar a bola para cima, ela cai.

A sentença desse exemplo é uma verdade irrefutável porque todos sabemos da existência da lei da gravidade: tudo o que sobe, desce (a menos que estejamos fora do campo gravitacional da terra, mas não vamos entrar em pormenores). A fórmula para esse tipo de sentença é a seguinte:

Conditionals

  • Exemplo: If you heat water, it boils.

A primeira oração, em conjunto com o if, é a oração condicional, ou if clause. A segunda é a oração principal. Perceba que podemos alterar a ordem em que elas aparecem, sem afetar o seu significado:

  • Exemplo: The water boils if you heat it.

Vale observar que a verdade universal também pode ser pessoal. Como:

  • Exemplo: If I drink tea I get a headache.

First conditional

A first conditional é usada para se falar sobre situações reais e possíveis. Mantem-se a divisão em oração condicional e oração principal, bem como a utilização do if, mas os tempos verbais empregados mudam. Veja a fórmula:

Conditionals

  • Exemplo: If I have time, I will go visit my parents.

Perceba que, nesse exemplo, o sujeito está falando de algo possível de acontecer: ele ter um tempinho. Se essa condição, possível de ser alcançada, for atendida, ele visitará os pais. Aqui também é possível inverter a ordem das orações:

  • Exemplo: I will go visit my parents If I have time.

Second conditional

Por fim, essa oração condicional é usada para se falar sobre situações impossíveis ou irreais. Também há uma mudança em sua fórmula. Veja:

Conditionals

  • Exemplo: If I lived 200 years, I would do everything in this world.

Perceba que, nesse exemplo, a condição é impossível/irreal: viver duzentos anos. Se a condição é impossível, o resultado provavelmente também o é. O sujeito está apenas especulando sobre o que aconteceria caso a condição pudesse ser atendida (e ele tem consciência de que não pode). Isso é o que diferencia a first da second conditional: enquanto naquela a condição é possível, podendo ou não ser atendida, nesta, a condição certamente não vai ser atendida.

Vale salientar, entretanto, que a situação não precisa ser absurda (como a do exemplo usado). Basta que ela não seja possível.

Exercícios Resolvidos

1. Avalie as sentenças abaixo e indique a que tipo de conditional clause elas pertencem. Use (0) para zero, (1) para first e (2) para second conditional.

a) ( ) If you pass me your number, I will call you.

b) ( ) If you don’t water your flowers, they die.

c) ( ) If I was rich, I would buy you a new car.

d) ( ) If it does not rain tomorrow, I will run.

RESPOSTAS

a) 1

b) 0

c) 2

d) 1

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *