Comparative of inferiority (Comparativo de inferioridade) O que é? Exemplos e Exercícios

O grau comparativo dos adjetivos é usado para se estabelecer uma comparação entre dois ou mais seres. Na língua inglesa, os adjetivos podem ter os seguintes graus: comparative of superiority, comparative of equality e comparative of inferiority.

Neste artigo do Sim para todos, trataremos a respeito do “comparative of inferiority”, que é usado, como o nome sugere e como veremos, para se colocar, em uma comparação, um ser ou objetivo abaixo de outro em determinada escala.

Comparative of inferiority

O que é comparative of inferiority?

Como vimos, o comparative of inferiority (comparativo de inferioridade) é um dos graus do adjetivo, sendo o grau comparativo usado para se estabelecer comparações entre determinados seres.

No caso do comparativo de inferioridade, que é o foco desse artigo, ele é usado para indicar que um ou mais seres estão em um nível ou situação abaixo de outros, ou seja, em uma posição inferior em determinada escala (daí o nome, comparativo de inferioridade). Confira um exemplo para compreender melhor:

(1) Today, Bill Gates is less rich than Jeff Bezos (Hoje em dia, Bill Gates é menos rico que Jeff Bezos).

Neste exemplo (1), dois bilionários são comparados: Bill Gates, fundador da Microsoft, e Jeff Bezos, fundador da Amazon. A escala de comparação, nesse caso, é a de tamanho da riqueza de cada um. Nessa escala, sabemos que Bill Gates, hoje em dia, é menos rico que Jeff Bezos, ou seja, está em uma posição inferior nela.

Como é formado o comparative of inferiority?

A formação do comparative of inferiority pode ser simplificada na seguinte fórmula:

S1 + verbo + less + adjective/adverb + than + S2

Sendo S1 o sujeito a ocupar a posição inferior e S2 o sujeito a ocupar a posição superior em relação ao primeiro. Confira mais alguns exemplos de orações com o comparativo de inferioridade em inglês:

(2) My cat is less hairy than yours (Meu gato é menos peludo que o seu)

(3) Lara’s smartphone is less expensive than yours (O smartphone de Lara é menos caro que o seu).

Observe que em ambos os exemplos (2 e 3) o segundo sujeito está oculto, mas facilmente identificável. Em (2), por exemplo, a oração poderia ser escrita da seguinte maneira:Comparative of inferiority

(4) My cat is less hairy than yours cat (Meu gato é menos peludo que o seu gato)

Porém, a palavra “cat” seria repetida duas vezes na mesma oração. Convém, portanto, optar por não a expressar verbalmente, pois o contexto já é capaz de revelar essa informação, uma vez que se está comparando dois animais de uma mesma raça. Seria diferente, por exemplo, se comparação fosse entre seres diferentes, como:

(5) Your dog is less affectionate than my cat (Seu cachorro é menos carinhoso que o meu gato)

Nesse caso (5), foi preciso mencionar o segundo ser da comparação (“cat”), pois, se ele não estivesse expresso, dar-se-ia a entender que a comparação era entre dois cachorros, não entre um cachorro e um gato.

Como vimos na fórmula, o grau comparativo de inferioridade também pode ser formado com advérbios. Confira alguns exemplos do tipo:

(6) My car runs less fast than yours (Meu carro corre menos rápido que o seu)

(7) The cat attacks less fiercely than the lion (O gato ataca menos ferozmente que o leão).

Outras maneiras de se fazer comparação de inferioridade

A fórmula mencionada, entretanto, não é a única — nem a mais utilizada no dia a dia.

É comum utilizar-se, também, a forma negativa de equivalência (igualdade) para indicar inferioridade. A fórmula é a seguinte:

S1 + verbo + not as + adjective + as + S2

Sendo S1 o sujeito a ocupar a posição inferior e S2 o sujeito a ocupar a posição superior em relação ao primeiro. Confira alguns exemplos de comparação de inferioridade com essa foram de equivalência:

(8) My house is not as big as yours (Minha casa não é tão grande quanto a sua).

(9) I am not as smart as Albert Einstein (Eu não sou tão inteligente quanto Albert Einstein).

Além disso, é também mais comum, em vez de se fazer uso do comparativo de inferioridade, simplesmente fazer-se uso do comparative of superiority (comparativo de superioridade), jogando o elemento inferior para o outro lado. Reescrevendo o exemplo (9) com o comparativo de superioridade teríamos:

(10) Albert Einstein is smarter than

Nesse exemplo (10), está se enfatizando a superioridade da inteligência do físico Albert Einstein em relação à inteligência do sujeito por meio do comparativo de superioridade; porém, também se está indicando a inferioridade da inteligência do sujeito em comparação à do físico, sendo também, portanto, uma maneira de se indicar inferioridade.

Exercises

1. Complete as orações abaixo com o grau comparativo de inferioridade dos adjetivos entre parênteses.

a) This new book is ________________________ (-good) the first one.

b) A BMW is ________________________ (-expensive) a Ferrari.

c) My socks are ________________________ (-colorful) yours.

d) Bean is ________________________ (-muscular) Arnold Schwarzenegger.

2. Reescreva as orações abaixo fazendo-se uso do COMPARATIVE OF INFERIORITY.

a) I am taller than you.

_____________________________.

b) Ana’s room is messier than Michelle’s.

________________________________.

c) Brazil isn’t as rich as China.

________________________________.

d) Old Star Wars movies are better than the new ones.

____________________________________________.

ANSWERS

1. a) The new book is less good than the first one. b) A BMW is less expensive than a Ferrari. c) My socks are less colorful than yours. d) Mr. Bean is less muscular than Arnold Schwarzenegger.

2. a) You are less tall than me. b) Michelle’s room is less messy than Ana’s. c) Brazil is less rich than China. d) The new Star Wars movies are less good than the old ones.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *