Como falar os dias da semana em inglês

A história é extremamente importante quando começamos aprender uma nova língua. Ao aprender a origem de algumas palavras fazemos associações em nosso cérebro e fica muito mais fácil lembrar o vocabulário. Ao contrário de decorar somente por decorar, o que para algumas pessoas pode ser cansativo e ineficaz. Porém, cada um tem seu próprio método de aprender, e é preciso testar as técnicas até aprendê-las. Os nomes dos dias da semana são uma parte básica e importante, que podem causar um pouco de dificuldade;

Os dias da semana em inglês causam confusão, pois as palavras são “estranhas” e fáceis de serem confundidas. Uma forma que ajuda a atribuir sentido aos dias da semana é saber que cada dia se refere a um nome diferente. A história por trás deles pode ajudá-lo a fixar os “days of week“.

A maioria deles é baseado na mitologia norueguesa e no paganismo germânico, remetendo à deuses.

Por exemplo:

  • Sunday (domingo), significa literalmente dia do sol – Sun (sol), Day (dia), derivando do inglês arcaico que originou do latim Dies Solis. Você pode associar o “sun day” ao dia de sol, onde todos estão de folga e devem aproveitar. O domingo é o primeiro dia da semana e aquele de folga.
  • Monday, também vem do inglês arcaico derivado do latim Dies Lunae, significando dia da lua, Moon (lua) Day (dia). É o dia onde tudo começa e a semana se inicia. Segunda feira, monday é uma palavra do inglês arcaico.
  • Tuesday homenageia o deus da guerra. Em latim seria marte (Mars), mas em sua origem nórdica se chama Twisdaeg. Que tal associar ao dia em que está indo pra guerra e também começando a sua semana, para poder descansar novamente aos domingos. Os nomes dos dias sempre tem uma história interessante por trás;
  • Wednesday também conta com origem nórdica “Wõdnesdaeg”, abreviado para Wodan.  O Deus germânico Woden é conhecido como Odin, o mais importante deus nórdico. Também pode ser associado ao planeta Mercúrio. Wednesday é baseado nele e significa o dia do deus, que era importante na história nórdica.
  • Thursday tem origem no nome do filho de Odin, o deus do trovão, Thor. Em outras culturas faz-se referência ao planeta Júpiter. Ao lembrar de Júpiter, lembre-se de que ele é o quinto planeta mais próximos ao sol, e ligue a “quinta-feira”.
  • Friday origina-se da deusa Frigga mãe de Thor e esposa de Odin. Correspondente em latim a Vênus, deusa da fertilidade. Lembre-se que sexta chegou e dela podem render bons frutos para seu fim de semana. A sexta-feira corresponde a Vênus na mitologia romana, a deusa nórdica do amor.
  • Saturday homenageia o deus Saturno, do latim Dies Saturni. Saturno é o maior planeta, assim como o “maior” dia de todos na semana, o mais esperado, que é sábado.

Agora que já temos uma ideia da origem desses nomes tão necessários, veremos a pronúncia com uma coluna especial para a transcrição fonética. A transcrição fonética consultada em dicionários papel/online será nossa melhor amiga para pronunciarmos corretamente as palavras. Nos dicionários online ainda é possível ouvir a pronúncia das palavras o que facilita a aprendizagem. Usá-los para aprender a pronúncia exata pode ser uma ótima opção para aprender inglês rápido.

Como falar os dias da semana em inglês

SundayDomingoSundai
MondaySegunda-feiraMondai
TuesdayTerça-feiraTursdai
WednesdayQuarta-feiraÉdsnesdai
ThursdayQuinta-feiraTursdai
FridaySexta-feiraFraidai
SaturdaySábadoSaturdai

Vale lembrar que os dias da semana em inglês são escritos sempre com letra maiúsculas assim como os meses. A preposição utilizada com os dias da semana é on. Então sempre ao falar algo sobre os dias, use essa preposição para antecedê-las.

  • I have English classes on Wednesdays. – Eu tenho aulas de inglês nas quartas-feiras.
  • We usually visit our grandmother on Sundays – Nós geralmente visitamos a nossa avó no domingo.

As datas em inglês também utilizam a preposição on quando temos meses mais o dia.

  • The test will on March 2nd – O teste vai ser no dia 2 de março.
  • Christmas is on December 25th O Natal é dia 25 de dezembro.

Outro detalhe importante é que em inglês para descrever datas utilizamos na maioria dos casos os números ordinais.

  • My birthday is on September 24th – Meu aniversário é dia 24 de Setembro.

Os números ordinais terminam com th, exceto first, second e third. E em números compostos apenas o último é flexionado:

1st first11th eleventh21st twenty-first40th fortieth
2nd second12th twelfth22nd twenty-second50th fiftieth
3rd third13th thirteenth23rd twenty-third60th sixtieth
4th fourth14th fourteenth24th twenty-fourth70th seventieth
5th fifth15th fifteenth

25th twenty-fifth80th eightieth
6th sixth16th sixteenth26th twenty-sixth90th ninetieth
7th seventh17th seventeenth27th twenty-seventh
8th eighth18th eighteenth28th twenty-eighth

9th ninth19th nineteenth29th twenty-ninth

10th tenth20th twentieth30th thirtieth

Uma outra boa dica para decorar os dias, é mudando seus calendários do celular e computador para o inglês. Compre agendas na língua inglesa e se organize com as datas no novo idioma. Lembre-se apenas de escolher as opções que trazem os nomes por extenso dos dias da semana. Que tal baixar algum planner na internet para organizar as suas tarefas?

12 Comments

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *