Visto para Estados Unidos – Como tirar passo a passo

O sonho de viajar para os Estados Unidos começa com a programação de como tirar o visto, que é o documento de permissão de entrada concedida pelo país ao cidadão brasileiro. O visto é dividido em categorias, de acordo com que a pessoa irá fazer no país.

Os tipos de visto mais comuns são o de turismo, negócios e o concedido para estudo. A validade do visto vai depender da entrevista com o agente. Normalmente, esse tipo de visto tem validade de 10 anos, mas pode variar de acordo com a situação. Essa validade de 10 anos do visto, não significa que o indivíduo possa permanecer 10 anos no país. O tempo de permanência no país será determinado pelo agente de imigração que receberá o indivíduo no aeroporto. O prazo de permanência para turismo varia de três a seis meses, mais uma vez dependendo de cada caso.

O primeiro passo para tirar o visto é reunir toda a documentação necessária, passaporte com validade em dia, comprovantes de votação e toda a documentação básica válida. O passo seguinte é o preenchimento do formulário de visto DS-160 em inglês (com tradução ao passar o cursor do mouse em cima) no link (http://travel.state.gov/visa/forms/forms_4230.html).

Preste bastante atenção ao preenchimento do formulário, pois o processo pode ser cancelado por causa de qualquer errinho. Após preencher o formulário, realize a impressão para ter certeza de que tudo foi salvo. Com o formulário preenchido, faça o cadastro no site  (http://brazil.usvisa-info.com) e siga as instruções de agendamento. As taxas do visto variam de $160 a $265 USD, dependendo do tipo de visto e da situação de cada um. Vale consultar os preços sempre nesse mesmo link, pois pode variar de acordo com a época de solicitação.

Marcada a entrevista, é preciso ir ao Consulado com formulário e documentos requeridos para fazer a entrevista para o visto. Fique atento ao local e horário, já que os consulados costumam ter filas de espera consideráveis. Organize todos os seus documentos em uma pasta e vá preparado para esperar.

Há despachantes que oferecem o serviço para lidar com toda a documentação para tirar o visto. O valor varia de acordo com a prestadora e a cidade e é uma opção para quem tem dificuldade em preencher documentos e quer garantir o visto de forma mais rápida. Se optar por tal serviço, lembre-se de procurar uma empresa reconhecida, já que é um investimento que não tem volta. 

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *