Vídeos para aprender falar inglês: veja alguns exemplos aqui!

A disseminação da internet e a explosão de conteúdo na rede forneceram às pessoas novas fontes de informações. De especial valor para quem quer aprender inglês são os vídeos porque eles facilitam o aprendizado da pronúncia correta, tornam mais fácil expandir o vocabulário e permitem apresentar situações que tornam as lições ministradas mais memoráveis. O Youtube, por exemplo, tornou-se um manancial de informações para o estudante de inglês.

Um bom exemplo das potencialidades dos vídeos é o intitulado “Curso de Inglês online # 25 – Inglês no Restaurante” do canal Curso de Inglês. Nele, são ensinadas palavras e frases – incluindo suas pronúncias e aplicações – relacionadas a refeições, especialmente em restaurantes.

Canais no Youtube

Canais no Youtube

 

Um canal que o interessado em aprender inglês faz bem em não perder de vista é o Academia de Inglês, em que audiobooks (livros lidos) e séries didáticas são acompanhadas de legendas, que facilitam a tarefa de acompanhar o que é dito, aprender a ortografia das palavras e as pronúncias delas. Um exemplo é o vídeo em que é lido o conto “The Five Orange Pips”, escrito por Arthur Conan Doyle e protagonizado pelo famoso detetive Sherlock Holmes.

O canal SmallAdvantages, criado pelo americano Gavin Roy, é outra fonte de informações sobre a língua de Shakespeare e Milton. Um de seus vídeos mais interessantes é “CAN x CAN’T | QUICK TIP #03”, em que é abordada a diferença sutil (às vezes, até imperceptível) para os ouvidos dos brasileiros desavisados – mas importante – entre as ”can” e sua contração com a palavra negativa “not”. Afinal, é a diferença entre duas coisas opostas: “pode” e não “pode”.

A série “Decole Com A Tia” (por exemplo, “Decole Com A Tia – Expressões Usadas no Aeroporto”) do canal Tia do Inglês apresentam ao estudante palavras e expressões com as quais ele talvez tenha que lidar quando viajar. O vídeo “IN ON AT | Como Usar Cada Um Sem Errar” é digno de nota por explicar detalhadamente – ele tem mais de sete minutos de duração- os diferentes usos das proposições “in” e “at”, que são os equivalentes do nosso “em”.

O vídeo “Aula de Inglês com LOGAN (trailer). Aprenda Inglês Real Americano” do canal Inglêspetacular usa o trailer do filme citado no título para ensinar expressões da língua inglesa (inclusive a pronúncia e, como as legendas estão presentes, também a ortografia). As frases são repetidas e marteladas, o que facilita a fixação do conteúdo.

O iniciante sem muitas ideias sobre por onde começar em matéria de vocabulário provavelmente vai se beneficiar se assistir ao vídeo “300 Palavras Em Inglês Para Iniciantes” no canal Polyglot Pablo, que não é dedicado apenas à língua inglesa. Lá, a palavra inglesa é colocada junto com a tradução em português e pronunciada duas vezes. Exemplos de palavras mencionadas no vídeo são actually (na verdade, realmente), grass (grama), green (verde) e test (teste).

O vídeo “100 Conversas Em Inglês” do canal lennon finish carpenter é uma ótima apresentação de frases (com as respectivas ortografias e traduções) normalmente usadas em diálogos. Outro exemplo de vídeo desse canal que deve interessar a quem quer cobrir pelo menos o vocabulário básico da língua inglesa é “1000 Most COMMON English WORDs ★ over 1500 Example Sentences Pictures”. Nesse vídeo, frases com 1000 palavras bem comuns da língua inglesa são enunciadas. Essas frases também aparecem escritas na tela. As palavras destacadas (voice, war, kilo, water, etc.) são também ilustradas por figuras e suas pronúncias são descritas por símbolos fonéticos.

No canal English With Dan, um dos vídeos mais interessantes é “Como decorar verbos em inglês – aprender inglês do zero – palavras mais comuns em inglês”. Lá, em ordem alfabética, aparecem escritos, pronunciados e traduzidos o que o autor diz serem os 100 verbos da língua inglesa  mais frequentemente usados na terra da NBA e de Donald Trump. É outra oportunidade para preencher as lacunas que possam ter ficado no vocabulário básico ou na pronúncia e na ortografia dessas palavras.

Embora todos os vídeos do canal Universidade do Inglês sejam dignos de ser assistido, o vídeo “Profissões e Departamentos Em Inglês!” vai ajudar o estudante a ampliar seu vocabulário de palavras relacionadas ao universo profissional. Frases contendo nomes de departamentos das empresas, de profissões e de setores da economia aparecem escritas, pronunciadas e traduzidas. Exemplo: “I work with Soybean production and also I am a producer of corn in Paraná state” (Eu trabalho com produção de soja e também sou produtor de milho no estado do Paraná).

O vídeo “15 PALAVRAS com NT em INGLÊS – Dica de Pronúncia”  do canal Teacher Allie ensina a pronúncia depalavras como internet (internet), international (internacional) e winter (inverno).

Enfim, os exemplos acima são apenas alguns dos exemplos de valiosas fontes de informações encontradas na mais famosa plataforma de vídeos do mundo. Há muito mais vídeos com os quais o internauta pode aprimorar cada vez mais seu inglês.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *