TOEFL – Como estudar, o que cai, quanto custa, simulado online

Para quem gosta de desafios ao estudar, as certificações são um bom incentivo para alcançar o nível de proficiência em inglês. Após chegar ao nível avançado, muitas vezes o aluno perde o foco e estudar para uma certificação pode ajudar nessas horas.

O TOEFL (Test of English as a Foreign Language), teste de inglês como língua estrangeira, é um exame reconhecido internacionalmente em âmbito acadêmico e profissional. O TOEFL é administrado pela instituição americana ETS (Educational Testing Service) e é muito tradicional nos Estados Unidos e Canadá.

O TOEFL é o exame ideal para quem quer ingressar em alguma universidade ou precisa comprovar o nível de proficiência em inglês, já que é exigido por inúmeras empresas renomadas. Para ambos os propósitos é preciso estar atento à pontuação exigida por cada instituição.

Na América Latina,é possível encontrar apenas a versão do TOEFL online que é o TOEFL iBT (Internet Based Test), na qual são testadas as quatro habilidades do candidato, listening, reading, writing e speaking. Mesmo sendo online, por motivos de segurança, o teste é aplicado por órgãos conveniados e a taxa é cobrada de 215 dólares.

Os centros aplicadores, na maioria dos casos oferecem cursos preparatórios para prestar o exame, o que não é obrigatório, mas pode dar segurança ao estudante. Portanto, ao procurar informações sobre o teste, verifique o preço da taxa do exame separadamente, pois algumas escolas oferecem o preço juntamente com o preparatório que pode durar até um ano.

Os preparatórios para o TOEFL são longos, para que o aluno se acostume com o tempo de prova, afinal no dia o aluno terá 4h30 para fazer toda a prova, inclusive a redação.  O maior desafio do teste é conseguir se concentrar e realizar todas as fases da prova no tempo estipulado. Ao se preparar para o exame, o aluno fará diversos simulados sempre marcando o tempo para não se sentir pressionado no dia.

Caso você opte por estudar sozinho, há diversos sites que oferecem simulados de provas antigas. Independente do site escolhido para praticar, a maior dica é sempre marcar o tempo em cada parte da prova e se dedicar sempre a parte em que você tem mais dificuldade.

É importante estar atento à validade do exame que é de dois anos para ingressar em cursos e concorrer a vagas, portanto é preciso ter em mente o objetivo para que o investimento compense. O TOEFL também pode ser utilizado para comprovar a proficiência em currículo, mas vale a pena se planejar e aproveitar ao máximo o certificado.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *