Tempos Verbais: Past, Present, Future Perfect: Um Guia Completo para você entender de vez!

Os famosos tempos perfect em inglês são o terror de muitos estudantes que mesmo antes de saber do que se trata o assunto já ficam intimidados. Não há razão para se intimidar, apenas é preciso ter em mente de que esses tempos são muito característicos da língua inglesa. Atribuir os tempos perfect em seu discurso fará que o seu inglês passe para um nível mais elevado dotado de naturalidade. Para isso, o primeiro passo é esquecer a língua portuguesa, já que não há equivalentes diretos e cada caso terá uma tradução correspondente.

Antes de qualquer explicação mais detalhada, é importante ter mente que todos os tempos perfect utilizarão o past particple (particípio), a famosa terceira coluna dos verbos irregulares, a boa notícia é que para os verbos regulares formamos o past participle adicionando –ed na base form do verbo.

Past Perfect

Como o próprio nome já ilustra, o Past Perfect é um tempo verbal utilizado para descrever com detalhes o passado, ou seja,situações que já acabaram completamente. Normalmente o Past Perfect é utilizado juntamente com o Simple Past, sendo sempre a ação que aconteceu primeiro no passado. Datas e demarcações de tempo também são características no uso do Past Perfect.

  • I had lost my credit card when I called the insurance. (Eu tinha perdido/perdi meu cartão de crédito quando liguei para o seguro)
  • I had a headache because I had started a new diet. (Tive dor de cabeça porque tinha começado uma nova dieta)
  • The children had gone to bed before 9:00PM. (As crianças tinham ido/foram para a cama antes das 09h00 da noite)
  •  They had graduated before 2000. (Eles se formaram antes de 2000)

Present Perfect

Como o próprio nome representa o Present Perfect pode ter relação com o presente, com ações cotidianas, com duração de tempo, mas não com tempo demarcado. Por isso sua tradução para o português pode variar bastante entre passado, presente e tempo composto.

  • I have studied Spanish for 2 years. (Estudo espanhol há dois anos)
  • She has been in Rio de Janeiro on business several times. (Ela esteve no Rio de Janeiro a trabalho várias vezes)
  • It hasn’t been easy to deal with the cold weather. (Não tem sido fácil lidar com o tempo frio).

Future Perfect

O Future Perfect é utilizado para expressar uma ação que será completada no futuro:

  • I will have paid my car by 2020. (Terei pagado/Pagarei/Acabarei de pagar meu carro em 2020)
  • The students will have finished the project by this time next Friday. (Os alunos terão terminado o projeto esta hora na próxima sexta-feira).

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *