Porque dá branco ao falar com estrangeiros?

Estudantes de diferentes níveis afirmam que quando precisam falar com um nativo da língua inglesa ficam nervosos e esquecem tudo o que sabem. Esse acontecimento é muito comum e apenas o contato mais frequente com nativos poderá auxiliar e conter o nervosismo.

Dificuldade para falar com estrangeiros

Normalmente quando estudamos inglês, nossos professores e colegas são brasileiros e temos facilidade em assimilar o sotaque e entender a maioria do que é dito. Ao entrar em contato com um nativo pela primeira vez, o sotaque é diferente e leva um tempo para o ouvido acostumar, isso gera o nervosismo e o branco por fim.

Por telefone, essa situação é ainda pior, pois não é possível analisar a linguagem corporal e a entonação de uma cultura é diferente da outra. No entanto, não é preciso ficar nervoso, como todas as situações em nossas vidas, conversar com um estrangeiro pode se tornar algo natural com o tempo.

Use a Tecnologia

É possível utilizar a tecnologia a nosso favor nesse caso, entrar em fóruns específicos e tentar conversar com colegas estrangeiros on-line e perder o nervosismo aos poucos. Praticar o listening diariamente também ajuda a preparar o estudante para essas situações, quanto maior for a sua compreensão auditiva melhor será a sua produção quando precisar lidar com estrangeiros.

Filmes, série e Programas de TV

Assitindo TV

Assistir filmes e séries com legendas em inglês ou sem legendas dependendo do nível é outra forma de entrar em contato com a língua diariamente. Os jornais e transmissões de esportes podem ser um pouco mais difíceis de compreender no início, por isso é importante começar com calma, deixar o programa ligado e tentar entender os contextos e com o tempo a totalidade das palavras. Tudo que é novo em nossas vidas pode causar algum tipo de nervosismo, portanto pratique inglês diariamente para adquirir cada vez mais segurança.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *