Past Perfect: como aprender e usar corretamente?

Quando queremos descrever uma situação no passado com precisão e sequência detalhada, utilizamos o Past Perfect. O Past Perfect normalmente vem acompanhado do Simple Past para indicar o evento que ocorreu primeiro em determinada situação no passado. A ordem em que as frases no passado serão organizadas dependerá das conjunções utilizadas, como por exemplo:

  • I had finished lunch when my boss called me. (Tinha terminado de almoçar, quando meu chefe me ligou).
  • When they got home, their father had already cooked dinner. (Quando chegaram em casa, o pai deles já havia preparado o jantar).
  • I had a stomachache because I had eaten a lot.(Tive dor de estômago porque comi muito).
  • The students had saved all the paper before the lights went out.(Os alunos salvaram todo o trabalho antes de faltar energia).

A forma do Past Perfect é composta por Had + Past Participle (verbo no particípio) na afirmativa. Quando o verbo no particípio é regular termina em –ed, mas quando irregular é preciso consultar a famosa terceira coluna da tabela de verbos irregulares.

Affirmative (Afirmativa)

  • He had asked her to come before they  confirmed the party. (Ele pediu para ela vir antes de eles confirmarem a festa).
  • You had left when I arrived.(Você havia saído quando eu cheguei).

O verbo left é irregular já que sua base form é leave.

Negative (Negative)

A forma na negativa fica  had not (hadn’t)+ participle

  • he singer hadn’t showed up when the host asked him. (O cantor não apareceu quando o apresentador pediu a ele).

Interrogative (Interrogativa)

E para formar a interrogativa colocamos o had na frente do sujeito mais o particípio:

  • Had they gone before you arrived? (Eles foram antes que você chegasse?)

Como podemos observar nos exemplos a tradução do Past Perfect pode variar entre passado simples e composto com tinha ou havia, mas não há uma forma correta para decorar, tudo vai depender do contexto. O ideal é entender o conceito de evento no passado que vem antes de outro evento no passado e utilizar sem traduzir.

O Past Perfect é um tempo verbal que exige vocabulário e entendimento do contexto das situações, portanto remete a um estágio mais avançado de estudo e atribuição da língua inglesa.  O Past Perfect é muito utilizado na escrita para descrever situações no passado de modo claro e sequencial.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *