Imersão no Inglês: Vantagens e Desvantagens de Aprender Inglês neste método

Os cursos de imersão em inglês são uma tendência que surgiu da necessidade de aprender inglês rápido principalmente para o mercado de trabalho e carreiras acadêmicas. O inglês não é mais um diferencial para a maioria das boas vagas e sim um pré-requisito. Desde então, conhecemos muitos cursos intensivos com aulas todos os dias de em média duas horas durante toda a semana e às vezes até sábado. Desse modo, o aluno conseguiria condensar o conteúdo de um semestre em um mês, normalmente nas férias de julho e janeiro em escolas de inglês tradicionais.

Posteriormente, esses cursos intensivos começaram a ser oferecidos durante o ano todo por diversas escolas e de maneira online. Com a procura por mais horas de aulas, foram criados então os cursos de imersão em inglês que oferecem aulas em horário comercial, ou seja, atividades durante oito horas por dia. Alguns cursos oferecem uma imersão durante um fim de semana, em um hotel com todos os funcionários e professores falando inglês o tempo todo, além das aulas formais durante a manhã e tarde.

Vale a pena?

Por ser um investimento razoável, é preciso refletir se vale a pena ou não fazer uma imersão. Precisamos ter consciência de que é melhor ter um nível ao menos pré-intermediário para se aventurar em um curso de imersão e aproveitar todas as suas vantagens. Com uma boa base de estudo de inglês, é possível aproveitar as vantagens de estudar e praticar a parte oral durante várias horas ou dias dependendo do curso.

Em uma imersão você entrará em contato constante com a língua o que é excelente se você já estiver familiarizado. Se a imersão contar com mais de um professor e com alunos que tenham também um bom nível de inglês melhor ainda, pois você estará praticando e trocando informações com pessoas que terão algo para agregar.

Desvantagens

Apesar de algumas propagandas que indicam esse tipo de curso para alunos que nunca tiveram contato com o inglês ou que estão em nível básico, especialistas sérios indicam que tenhamos pelo menos o nível pré-intermediário para poder fazer uma imersão realmente. Já que iremos investir um bom dinheiro no curso, nada melhor do que estar preparado para aproveitar. Uma imersão sem nenhum nível de inglês pode ser uma experiência frustrante, já que dependeremos dos professores e não conseguiremos estabelecer um diálogo com nossos colegas de modo natural.

Portanto, o maior segredo para aproveitar a imersão em inglês de fato é ter um bom planejamento e uma boa base da língua para poder praticar a parte oral com propriedade e treinar a fluência. Lembrando que não há milagre para aprender uma segunda língua, e sim muita dedicação e empenho, com alguns atalhos e facilidades que dependerão somente de nós para um resultado positivo.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *