IELTS – Como estudar para prova, o que cai, quanto custa

O IELTS (International English Language Testing System), Sistema Internacional de Teste da Língua Inglesa é um exame com valor internacional, que avalia a proficiência dos candidatos. As instituições responsáveis pelo IELTS são a Cambridge, British Council e IELTS Australia. O IELTS é utilizado como comprovação e nível de proficiência para ingressar em cursos e até em vagas de trabalho ao redor do mundo.

Há dois tipos de IELTS, o geral, para quem deseja morar em outro país para trabalhar ou fazer algum treinamento e o acadêmico, para ingresso em cursos em universidades. A diferença entre os dois é basicamente a terminologia, o IELTS acadêmico utiliza textos com jargões pertencentes a esse mundo dos cursos universitários.

O que é avaliado no teste?

O IELTS avalia as quatro habilidades em língua inglesa, listening, reading, writing e speaking em um teste de 2 horas e 44 minutos na presença de um examinador. Portanto, é bom se acostumar a falar inglês com pessoas diferentes para ficar tranquilo no momento do exame. Procure os temas na internet, grave você falando e peça para algum amigo auxiliar você nessa parte de produção oral.

O conteúdo das outras habilidades também está disponível em diversos sites na internet. É importante praticar marcando tempo já que são muitas questões para pouco tempo. Há cursos preparatórios para o IELTS, com duração na maioria das vezes de um ano em que o professor foca no modelo do exame e no conteúdo. Esses cursos têm um custo elevado, além do custo do teste em si que é de em média 800 reais. Sendo assim, é preciso se preparar muito e se concentrar bastante para aproveitar o tempo de prova.

Nivelamento do teste

Outro ponto importante é saber que nota você precisa para ingressar no curso ou vaga disponível, já que não há aprovado e reprovado no IELTS. As notas vão de 1 a 9 e classificam o seu nível de proficiência desde A1/A2 (básico), B1/B2 (intermediário) e C1/C2 (fluente). Portanto, não é só adquirir o diploma, mas adquirir o diploma de acordo com o nível exigido pela instituição que você ingressará.

Outro aspecto para se ter em mente é que o IELTS tem validade de dois anos, ou seja, se você precisa do IETLS para uma vaga no exterior fique atento às datas e aos prazos para investir com certeza. O ponto positivo é que se você não for bem, pode tentar novamente e conseguir uma classificação de nível maior.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *