Duolingo Funciona mesmo? Detalhes sobre o app online gratuito para aprender inglês

O Duolingo é um aplicativo online gratuito para aprender inglês sem sair de casa e de forma divertida. A única contrapartida exigida é que o usuário ajude a traduzir páginas da web, assim há ganho para a empresa e também para quem quer aprender o idioma. O app fez tanto sucesso que se tornou o principal no aprendizado de inglês internacionalmente. Já tem 70 milhões usuários, sendo 40 mil brasileiros.

O professor nesse caso é você mesmo e traduzindo diretamente do português. Falar Duolingo tem se tornado cada vez melhor para aprender o idioma, mesmo para aqueles que já tem algum conhecimento da língua.

Duolingo Funciona mesmo?

O aplicativo realmente funciona, mas por ser uma metodologia que exige muita autonomia do usuário não é o suficiente para aprender inglês sozinho.

É preciso que o aluno corra atrás de outras técnicas e formas se quiser aprimorar o seu vocabulário e fluência no idioma.

Professores de inglês consideram o app uma excelente forma de praticar a língua inglesa para pessoas que já tem um nível de inglês considerável ou então para quem quer começar do zero.

Para todos os públicos o aplicativo não satisfaz todas as necessidades de um bom aprendizado do idioma, em ambos os casos.  Se você está no nível indermediário é possível pular aulas e conseguir manter  o app mais próximo de sua experiência com a língua.

O segredo para que o Duolingo funcione é usar todos os dias. Assim, você amplia seu contato com o inglês, consegue memorizar palavras e fica um passo mais próximo da fluência.

Até mesmo o próprio Duolingo admite a importância de utilizar a ferramenta todos os dias, o ícone de “contagem de ofensivas” que é uma pontuação feita com base em quantos dias consecutivos você passou estudando o idioma.

As pontuações do aplicativo funcionam de forma muito semelhante a um jogo. Os usuários, dessa forma, precisa vencer a si mesmo para praticar a língua de forma permanente. Em relação ao funcionamento do aplicativo em sentido tecnológico é bom, ele não trava, pode-se corrigir de forma simples e é fácil de mexer – muito intuitivo.

Como funciona?

O aplicativo Duolingo funciona como um jogo. Primeiro, ele apresenta palavras, depois oferece frases para ser traduzidas. Se houver alguma palavra desconhecida é só clicar para conhecer o significado. A medida que o estudante acerta as frases recebe pontuações.

Para iniciar o aprendizado é feito um teste online de nivelamento e a medida que o usuário acumula pontos vai subindo de nível e, juntamente, a complexidade dos exercícios.

Aplicativo Duolingo para aprender ingles

As aulas são divididas em temas (roupas, características, rotina, animais, etc) como uma metodologia para aprendizagem do vocabulário na língua inglesa. Para tornar o seu aprendizado ainda mais efetivo você tem liberdade de tempo para tomar anotações.

O aplicativo reconhece quando você tem mais dificuldades em um tema ou outro.Por isso quando você erra muitas vezes o mesmo exercício ou que tenha temas semelhantes, você precisa fazer mais atividades relacionadas àquele assunto até que complete uma quantidade definida de acertos para poder concluir o módulo do dia.

Você também pode competir com seus amigos conectando-se por meio de redes sociais, assim passa a utilizar o idioma de forma mais próxima do real em conversas, exercícios e desafios  gerados pelo Duolingo.

Referente a organização o aplicativo faz com que você selecione a regularidade com que quer praticar. Assim durante o dia ele te avisa quando você se esqueceu de fazer os exercícios. As notificações podem chegar diretamente no seu celular, ou pelo e-mail para quem utiliza a ferramenta por meio do computador.

Quais as vantagens do Duolingo?

  • Consegue aprender em qualquer lugar;
  • O investimento é zero;
  • Trabalha todos os sentidos (ouça, escuta, fale);
  • Tenha correção dos exercícios na hora;
  • Você tem noção de como está sua performance pela quantidade de corações (pontuação);
  • Use o seu tempo de forma produtiva.

Para quem o aplicativo é indicado?

O Duolingo funciona muito bem para determinados públicos, devido ao seu potencial didático. São eles:

  • Crianças;
  • Para utilizar em escolas como uma ferramenta;
  • Quem está começando o inglês do zero ( Nível Básico 1);
  • Quem quer aprimorar o vocabulário sem pagar nada por isso;
  • Para aprendizado gratuito de outras línguas que não são o inglês.

Isso quer dizer que para você que quer adquirir fluência no idioma  precisa de um aprendizado mais próximo de suas vivências diárias, para o seu trabalho, desenvolvimento pessoal e profissional a ferramenta deve servir muito bem como um complemento e até um primeiro passo.

No entanto, não aposte todas as suas fixas em programas online gratuitos, pois eles não vem com toda a assistência e complexidade de aprendizado que você precisa.Você só conseguirá dominar se tiver uma excelente autonomia para ir além do que lhe é oferecido.

Falar inglês com o Duolingo, se utilizado de forma muito correta dificilmente vai te fazer chegar a um nível de fluência bom se você não for atrás de outras práticas como falar com pessoas fluentes, trocar conhecimento e praticar além do app as três habilidades de escuta, escrita e diálogo.

O Duolingo é eficiente no aprendizado de qualquer idioma, mas não fique satisfeito com o pouco. Alie o uso desta ferramenta sensacional gratuita com o estudo de outros cursos online que vão te dar a noção completa da lingua, assim como um nativo: os tempos verbais, conjugações, regras e explicações detalhadas além de somente o aprendizado pela prática de erro e acerto.

Caso você não se enquadre nesse perfil, procure um curso de inglês online completo ou então programas de ensino formais.

One Comment

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *