Como funciona a avaliação de certificados de língua inglesa

Os certificados de proficiência de língua inglesa são um plano futuro para quem começa a estudar inglês com intenção de ingressar em alguma universidade ou programa de intercâmbio nos Estados Unidos ou no Reino Unido. Há diversos certificados e a escolha de qual prestar está relacionada ao que o aluno pretende. Além de candidatos que desejam estudar fora do país, alguns alunos prestam para testar seus conhecimentos e ter no currículo como prova de fluência.

O programa Ciência Sem Fronteiras, por exemplo, trabalha com instituições que pedem o IELTS (International English Language Testing System) e o TOEFL (Test of English as a Foreign Language). Tomando como exemplo essas duas certificações, é possível ter uma ideia de como funcionam os testes de proficiência.

Estudando para as provas de certificação

Nos testes, são avaliadas as quatro habilidades do candidato. No IELTS, o candidato tem 40 minutos para responder as perguntas da parte de compreensão auditiva, 60 minutos para leitura, 60 minutos para escrita e de 11 a 14 minutos de expressão oral, sobre um tema específico. Já no TOEFL, são disponibilizados de 60 a 80 minutos para leitura, de 60 a 90 minutos para compreensão auditiva, 50 minutos para redação e 20 minutos para expressão oral.

O maior desafio desses certificados é lidar com o tempo e com o nervosismo. Por isso, é preciso fazer um preparatório de no mínimo seis meses para se adaptar ao modelo de cada prova e para fazer simulados para se familiarizar com o tempo. Hoje, há ferramentas e testes on-line para praticar e estudar para alguns desses certificados, ficando a critério do aluno quando e onde estudar.

Principais Certificados Língua Inglesa

Essa praticidade facilita a vida do candidato e faz com que seja possível praticar no seu tempo. É possível realizar mais exercícios da seção que o aluno tenha mais dificuldade e assim cada um esclarece as dúvidas e realiza as atividades de acordo com o seu perfil. Os certificados de proficiência de língua inglesa têm um grande valor no mercado de trabalho, além de preparar o estudante para ingressar em uma universidade no exterior.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *