Como fazer uma apresentação ou palestra em inglês

Antes de introduzir frases e expressões padrão para apresentações e palestras, é importante ressaltar que quando se passa a fazer apresentações e palestras em inglês o indivíduo já tem fluência e que é preciso apenas se adequar ao público de acordo com o tema e o nível de formalidade.

Sim, se você foi convidado a fazer uma apresentação em inglês, significa que você tem fluência no idioma, caso contrário não estaria nessa posição, portanto basta se organizar e confiar no seu próprio trabalho que lhe levou a essa enriquecedora oportunidade.

Partindo do ponto que até apresentações em português nos deixam nervosos, internalizemos que a barreira do idioma está apenas em nosso imaginário. Após essa reflexão, devemos pensar qual será o nosso público, de que países são os participantes e qual o nível de formalidade.

Como montar sua apresentação de inglês

Adotar um tom neutro e sentir as reações no momento da apresentação é uma boa dica para evitar desconfortos, já que outras culturas são mais fechadas. Por exemplo, nos Estados Unidos as reuniões e apresentações são “straight to the point” (direto ao assunto) ou “straight to business” (direto aos negócios). Não há o costume de “small talk, termo sem tradução em português para se referir a conversas banais sobre o tempo, a família, o trânsito e o estacionamento, muito comuns no Brasil. Seguindo o mesmo raciocínio, o cumprimento ideal seria o aceno, o aperto de mão, sem abraços ou beijos no rosto.

A linguagem corporal também fala por nós nessas situações, portanto é importante manter uma boa postura com a cabeça erguida, sem cruzar os braços, curvar-se ou se render a manias como mexer demais as pernas, no cabelo, no rosto ou batucar com a caneta. Esses pequenos gestos passam despercebido no público, mas quando somos o centro das atenções à postura é crucial.

Agora, vamos listas algumas frases que podem ser utilizadas em qualquer situação de apresentação:

  • Good morning/good afternoon/good evening – Bom dia, boa tarde;
  • Thank you for your presence – Obrigada pela sua presença;
  • I am glad to be here to talk about – Estou orgulhoso de estar aqui para falar sobre;
  • It is a pleasure to be here to talk about – É um prazer estar aqui para falar sobre;
  • Please, fell free to ask questions if you have any doubts – Por favor, sintam-se livres para perguntar caso tenham dúvidas;
  • Thank you for your attention – Obrigada pela sua atenção.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *