A importância do Listening

Aprender inglês é uma das resoluções de ano novo mais comum entre pessoas das mais diferentes idades e estilos de vida. Hoje, é possível fazer aulas presenciais, on-line, individuais, em grupo e assim por diante. O novo aluno normalmente se cerca de livros, CDs para fazer exercícios e tentar aprender inglês para o resto da vida.

Todos esses passos são de suma importância para o aprendizado, mas há um elemento essencial nessa jornada que muitas vezes é deixado de lado. O listening (compreensão auditiva) é crucial para o desenvolvimento do aluno e para a aquisição do idioma. Ao escutar, entramos em contato com a língua e fazemos conexões que ficarão em nosso cérebro e serão utilizadas no futuro.

Estudando Inglês através da audição - Listening

Por isso, aquele CD ou arquivos em MP3 que acompanham muitos métodos de aprendizagem de idioma e que muitas vezes são deixados de lado, devem ser ouvidos e analisados todos os dias. Para aprender inglês de forma natural e fluida, é preciso praticar o listening diariamente. Seja na forma de exercícios, preenchendo ou transcrevendo conteúdos ou de uma forma mais descontraída, escutando suas músicas favoritas e assistindo a programas em inglês.

Com serviços de streaming, DVDs, Blu-rays e uma variedade de canais fechados, é possível assistir programas em inglês dos mais diversos interesses, inclusive em alguns veículos, há legendas em inglês disponíveis. Moda, carros, culinária, musicais entre outros assuntos estão disponíveis a qualquer hora do dia, sendo possível relaxar e aprender ao mesmo tempo. Ao escolher um tema de seu gosto, fica mais prazeroso e mais fácil aprender e relacionar o vocabulário e pronúncia.

Cursos Online são ótimas opções para o Listening!

Os melhores cursos e plataformas de cursos on-line oferecem atividades de listening dos mais diferentes níveis para que o aluno se sinta estimulado e progrida a cada estágio. E essas atividades podem ser realizadas a qualquer momento, se encaixando na agenda do aluno.

Estudando Inglês pelo computador

Essa opção para aprender inglês ganha cada vez mais adeptos, pois trata-se de uma oportunidade de aprender o idioma sem sair de casa e na hora que for mais adequada, se livrando dos horários engessados dos cursos presenciais. O grande desafio é escolher o curso que melhor atende às necessidades.

É importante lembrar que ao estudar um novo idioma estaremos lidando com quatro habilidades listening (compreensão auditiva), reading (leitura), writing (escrita) e speaking (produção oral). E para aprender naturalmente, ouvir com atenção é a primeira etapa para desenvolver bem as outras habilidades.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *